Comentários: 0
Vais mudar o sistema de aquecimento da casa? Tudo sobre a etiqueta energética que te vai fazer poupar
GTRES

Muitas pessoas substituem os sistemas de aquecimento da casa quando deixam de funcionar. Esta pode ser a altura ideal para “trocar” de equipamentos, sobretudo porque a etiqueta energética de produtos e sistemas de aquecimento ambiente e de águas sanitárias é obrigatória. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este assunto.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estamos a pensar fazer obras em casa e disseram-nos que é o momento ideal para mudar o nosso sistema de aquecimento, pois agora é obrigatória a etiqueta energética de produtos e sistemas de aquecimento ambiente e de águas sanitárias. Gostava de saber se esta informação é verídica e se faz sentido esta mudança?

Dizemos-te já que faz todo o sentido mudar ou melhorar o sistema de aquecimento da casa! Porquê esperar pelo próximo inverno? Faz uma finta ao desperdício de energia e verifica o teu sistema de aquecimento!

Acrescentamos também que a informação que te deram é verídica. Desde o dia 26 de setembro de 2015 que a etiqueta energética de produtos e sistemas de aquecimento ambiente e de águas sanitárias passou a ser obrigatória.

A promoção desta etiqueta tem sido o principal objetivo do consórcio do projeto europeu LabelPackA+, que tem como parceiros em Portugal a Deco, a ADENE – Agência para a Energia e a APISOLAR – Associação Portuguesa de Energia Solar, e que visa apoiar e promover a regulamentação da etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento.

O consórcio deste projeto identificou que a maioria dos sistemas de aquecimento são substituídos em situações de emergência, quando deixam de funcionar, em particular no inverno, quando mais necessitamos deles. A urgência da sua substituição impossibilita uma avaliação das soluções disponíveis no mercado e de uma tomada de decisão informada e adequada às necessidades dos consumidores.

É neste âmbito que surge a campanha “Check up ao seu sistema de aquecimento a decorrer até 8 de junho, e que pretende sensibilizar para a importância da etiqueta energética e para a necessidade periódica de manutenção e avaliação destes equipamentos. 

Uma competição de selfies nas redes sociais será o mote para sensibilizar consumidores e instaladores para a existência da etiqueta energética de aquecimento.

Fica a saber como concorrer neste link.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta