O corte de eletricidade pode acontecer por falta de pagamento ou por falhas na comunicação de leituras. Descobre como evitá-lo.
Comentários: 0
corte de energia elétrica em casa
Pixabay

O corte do fornecimento de eletricidade em casa é uma situação pouco comum, mas que gera algumas dúvidas junto dos consumidores. Normalmente acontece por falta de pagamento da fatura, por falta de comunicação de leituras ou mesmo por trabalhos de manutenção na rede pública.

Para esclarecer todas as dúvidas, pedimos ajuda à E-Redes e reunimos informações importantes sobre o corte de fornecimento de energia elétrica. Queremos ajudar-te a evitar a interrupção e explicar-te o que deves fazer para o restabelecimento da energia em casa. Afinal não podemos viver à luz das velas, pois não?

Corte de luz: quais as principais causas?

A luz pode ser cortada na tua casa por diferentes razões. Segundo a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos as situações mais comuns são:

  • Falta de pagamento das faturas de eletricidade;
  • O técnico não consegue aceder ao contador de eletricidade ou o consumidor impede de fazer esse trabalho;
  • Razões de segurança ou manutenção do serviço de energia através de trabalhos na rede de distribuição;
  • Casos fortuitos ou casos de força maior;
  • Cedência da energia a terceiros;
  • Fraude.

Abaixo explicamos mais detalhadamente cada uma destas situações e como poderás resolvê-las com a maior brevidade possível.

Corte de luz por falta de pagamento: Como resolver?

Com a vida agitada que é cada vez mais comum e até mesmo com as dificuldades económicas que atravessamos em Portugal e na Europa, é mais do que comum existirem situações em que ocorre o corte de luz por falta de pagamento.

interrupção da eletricidade
Pexels
De qualquer forma, ficas a saber queesta situação não pode ocorrer, sem que antes recebeas um pré-aviso da tua companhia de eletricidade com 20 dias de antecedência a informar-te da interrupção. O documento apresenta as razões para o corte e o que podes fazer para evitá-lo.

Infelizmente, uma vez que estás a pagar a fatura fora do prazo, terás que suportar os custos do corte e da própria retoma do serviço. Se receberes o pré-aviso e realizares os pagamento em falta, o corte da luz não acontecerá. Outros pontos a ter em consideração são:

  • O corte de eletricidade não se realiza às sextas, nas vésperas dos feriados nem nos feriados e também não acontece aos fins de semana (para clientes em Baixa Tensão Normal);
  • Quando ocorrido o corte do fornecimento de energia elétrica, podes pedir mais informações para proceder aos pagamentos em falta (algumas fornecedoras permitem o pagamento em prestações).

O corte do fornecimento de eletricidade por falta de pagamento continua a ser proibido?

Se durante o estado de emergência devido à pandemia COVID-19 era proibido o corte de energia em casa dos portugueses, atualmente a situação é diferente. Segundo a E-Redes, as medidas extraordinárias COVID-19 foram revertidas pela ERSE.

logótipo da E-Redes
E-Redes

Segundo a antiga EDP Distribuição, “os comercializadores podem avançar com o pedido de interrupção de fornecimento, de acordo com as regras definidas no Regulamento de Relações Comerciais, sendo o mesmo executado pela E-REDES, enquanto operadora das redes de distribuição de eletricidade”.

Quanto tempo demora o restabelecimento da luz?

O fornecimento de eletricidade é restabelecido imediatamente após o respetivo pagamento? A resposta é sim.

A E-Redes explica que dentro dos prazos legais, o fornecimento de eletricidade para clientes com potência contratada até 41,4 kVA é restabelecido até 12 horas, como consta no artigo 86 do Regulamento da Qualidade de Serviço dos Setores Elétrico e do Gás. Toma atenção que o prazo não considera o intervalo das 00h às 08h.

Se assim o desejar, o cliente pode ligar para a fornecedora e pedir a retoma do serviço de energia com urgência, algo que não demora mais de 4 horas.

Falha na comunicação de leituras leva ao corte de eletricidade?

Os clientes que ainda não têm um contador inteligente com contagem remota (telecontagem) ativa precisam dar a leitura do contador como têm feito habitualmente.

leitura do contador de eletricidade
E-Redes / EDP Distribuição
Se isto não acontecer estarás sujeito a uma fatura de luz com estimativas e, em último recurso, à interrupção do fornecimento de eletricidade. O corte de energia por falta de leituras continua a gerar várias dúvidas e, para isso pedimos ajuda à E-Redes.

A distribuidora envia trimestralmente um técnico a casa dos portugueses, tal como determinado no Regulamento de Relações Comerciais (RRC – artº37º), para anotar as leituras do teu contador. Porém, “se o contador não se encontra acessível ao leitor e o cliente está ausente, a E-REDES envia um alerta, dando conta da visita sem sucesso e solicitando ao cliente a comunicação de uma leitura”.

Quando o cliente não é capaz de comunicar as leituras, é enviada outra comunicação a indicar a data de uma leitura extraordinária agendada para o respetivo local de consumo. Perante esta situação, se não tiver sido facultado o acesso do contador ao técnico na data combinada para a leitura extraordinária, é feita outra tentativa. A E-Redes insiste uma vez mais e envia uma nova data e hora para realizar a leitura. Se o técnico continuar sem acesso ao contador será feita a interrupção do fornecimento de eletricidade.

O cliente é informado do corte por falta da comunicação de leituras?

O cliente é sempre informado e pode chegar a um acordo com a operadora para a visita do técnico ou pode evitar essa situação se comunicar a leitura. Segundo a E-Redes:

“O corte do fornecimento de eletricidade só ocorrerá depois da E-REDES ter efetuado um conjunto de tentativas de contacto com o cliente, sem que as mesmas tenham qualquer sucesso e no caso de o cliente continuar a negar o acesso à leitura do contador ou continuar sem regularizar a situação.”

A leitura extraordinária referida anteriormente tem custos que deverão ser suportados pelo consumidor. Esta acontece quando o operador da rede de distribuição não tem acesso ao contador por 6 meses consecutivos.

Em qualquer momento, o cliente pode contactar a fornecedora de energia para comunicar as leituras e regularizar a situação sem mais problemas.

Em caso de corte, quando será reposta a luz?

Como vimos, a E-Redes refere-nos que o cliente será notificado que o restabelecimento da energia elétrica só será efetuado após a obtenção de uma leitura.

O restabelecimento da energia acontece até 12 horas após a E-Redes ter recebido a leitura comunicada.

O corte de fornecimento de energia acontece por manutenção da rede?

trabalhos de manutenção na rede
E-Redes

Esta é também outra possibilidade que não deves ignorar. O corte do fornecimento de eletricidade pode ocorrer por “manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação de infraestruturas de rede”. Por motivos de segurança é feito o corte do fornecimento, sendo o cliente informado com, pelo menos, 36 horas de antecedência.

Para além da página oficial de interrupções agendadas, a informação é sempre enviada por SMS “a todos os clientes que tenham contactos válidos e elegíveis em sistema, cujos locais de consumo serão afetados pelas interrupções programadas, com a devida antecedência”.

Não te preocupes com as interrupções agendadas da eletricidade, pois não terão qualquer custo para ti. Deves ser apenas paciente e entender que a mesma é feita para o teu bem-estar.

Corte de energia por força maior: o que significa?

Se te deparares com uma situação em que tens a luz cortada em casa, isto pode acontecer por motivos de força maior. Nestas situações referimo-nos a condições atmosféricas adversas, como incêndios, tempestades ou inundações que podem realmente levar à interrupção do fornecimento, devido a quedas de postes de eletricidade ou simplesmente para proteger o cliente.

corte do fornecimento de eletricidade por mau tempo
PxHere
Não há muito que possas fazer e terás apenas de aguardar. Tenta manter a calma e espera que o serviço seja retomado. Se demorar mais do que inicialmente estavas a contar, tens sempre a possibilidade de contactar a E-Redes para conhecer quanto tempo demora a luz a ser reposta. O número de telefone de avarias elétricas da E-Redes é indicado a seguir.
  • 800 506 506 - chamada grátis e disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta