
Sabes o que diferencia cada fornecedora de eletricidade em Portugal e o que faz com que uma seja melhor do que outra? Ao longo deste artigo queremos ajudar-te a escolher o melhor fornecedor de eletricidade para a tua casa através de dicas e exemplos práticos.
Muitos consumidores procuram conhecer as distintas ofertas nos tarifários, mas ser cliente da melhor companhia elétrica pode ser muito mais do que isso. Fica atento a cada ponto, para perceber como ter um fornecedor de eletricidade que dê respostas eficazes às tuas necessidades.
Desde a liberalização do mercado energético em 2010, os portugueses podem escolher a melhor fornecedora de energia para o seu caso e podem mudar de companhia as vezes que quiserem.

O que torna uma fornecedora de energia elétrica a melhor?
Quando pensas no melhor fornecedor de energia elétrica pensas logo no preço mais baixo, não é verdade? Mesmo assim, há consumidores que procuram conhecer outros pormenores antes de assinar um contrato com uma determinada companhia.
Eis alguns pontos que deves considerar para conseguir encontrar a melhor fornecedora de eletricidade para o teu lar.
- Análise detalhada das tarifas de eltricidade: com a liberalização do mercado existem tarifas para todos os gostos, das mais baratas e simples, às mais completas com serviços adicionais. Faz comparações e lê bem as condições e letras pequenas;
- Reputação da marca e nível de satisfação dos clientes: tenta perceber qual a melhor companhia consoante a sua reputação entre os consumidores, de acordo com elogios ou queixas feitas;
- Resolução de avarias técnicas: o que define uma fornecedora de energia elétrica como a melhor é a sua capacidade em responder rapidamente erros ou evitar que os mesmos aconteçam;
- Ter uma tarifa dual: faz comparações para compreender se é melhor ter uma fornecedora de eletricidade e gás natural separadamente ou se é vantajoso conciliar ambos serviços numa só tarifa de uma companhia;
- Faturação e método de pagamento: as faturas eletrónicas dão descontos adicionais, assim como o débito direto. Podem não ser, no entanto, a melhor solução para os consumidores que não sabem utilizar o telemóvel ou o computador e continuam a ir ao Multibanco para pagar a conta da luz;
- Área de cliente eclética: os consumidores mais jovens gostam de uma área completa que permita receber e ler faturas, comunicar leituras e reportar avarias.
Outros critérios que deves ter em conta para encontrar a melhor fornecedora de energia são: a potência contratada - que varia consoante o agregado familiar e o número de eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo - e considerar se é melhor um tarifário simples, bi-horário ou tri-horário.
Qual é o melhor fornecedor de energia em Portugal em termos de preço?
Vejamos detalhadamente qual dos fornecedores de energia eléctrica é o melhor neste momento consoante o preço.
Fornecedor de energia mais barato | ||
Fornecedor de Eletricidade | Nome da tarifa mais barata | Preço (€/mês) |
Goldenergy | + Cliente Monoelétrico (DD+FE)* | €91,91 |
Endesa | Tarifa e-luz&gás | 92,81€ |
EDP | Eletricidade (DD+FE)* | €93,25 |
Galp | Casa & Mobilidade Elétrica Eletricidade Verde | €102,07 |
Iberdrola | Casa (FE e DD) | €190,92 |
Segundo o simulador da ERSE, para uma potência contratada de 6.9 kVA - ideal para uma família de 4 pessoas - e uma estimativa de consumo de 5.000 kWh/ano, a companhia de eletricidade mais barata é a Goldenergy. A tarifa obriga, no entanto, a adesão à fatura eletrónica e ao débito direto.
Para encontrares a melhor tarifa de eletricidade em Portugal recomendamos-te a utilizar o simulador da ERSE. Podes encontrar uma oferta personalizada ao teu perfil de consumo e chegar à potência contratada mais adequada. Se tiveres eletrodomésticos com uma classe energética mais alta também irás poupar mais algum dinheiro.
Melhor companhia elétrica com serviços adicionais
A seguir poderás conhecer os serviços adicionais das distintas companhias. Muitos consumidores consideram os serviços de assistência e proteção de pagamentos fundamentais, porque resolvem e cobrem avarias, podem ser úteis para reparar eletrodomésticos, além de cobrirem as deslocações dos técnicos à tua casa.
Goldenergy | |
Serviços | - Serviço de Proteção Simples; - Serviço de Proteção Super; - Serviço de Proteção Completo.
|
A Goldenergy oferece aos consumidores diferentes conjuntos de serviços adicionais, dos quais destacamos dois:
- Serviço de Proteção Simples, por 2,99€/mês que inclui:
- 2 assistências técnicas por ano;
- Deslocação incluída;
- Até 2 horas de mão de obra;
- 15€ em peças;
- Serviços urgentes 24/7;
- 12 meses de contrato. - Serviço Proteção Completo, por 7,99€/mês:
- 3 assistências técnicas por ano;
- Deslocação incluída;
- Até 4 horas de mão de obra;
- 50€ em peças;
- Valor máximo de 300€ para cobertura de avarias com eletrodomésticos;
- Serviços urgentes 24/7;
- Revisão bianual das instalações de gás (inclui caldeira);
- 18 meses de contrato.
Endesa | |
Serviços | - Serviço de Assistência OK Eletrodomésticos; - Serviço de Assistência OK Completo; - Serviço Soluciona Brico; - Serviço Soluciona Saúde. |
Também a fornecedora de eletricidade Endesa, tem um conjunto de serviços com vantagens adicionais para os consumidores:
- Serviço OK eletrodomésticos, por 4,91€/mês:
- Respostas em 24 horas;
- Deslocação incluída;
- Garantia de seis meses;
- 15€ em peças;
- Reparação de eletrodomésticos;
- Cobertura de todas as marcas de eletrodomésticos. - Serviço Soluciona Brico, por 6,90€/mês:
- Instalação de eletrodomésticos;
- Instalação de candeeiros;
- Cortinados, silicone, móveis;
- Reparação de estores e fechaduras;
- Desentupimentos.
EDP | |
Serviços | - Packs EDP (Easy, Smart ou Premium); - Conta Certa; - Fatura Segura; - Plano EDP Saúde; - Certificado Energético. |
A EDP para além de serviços adicionais, tem ainda a opção de Packs com vantagens e benefícios para os clientes aderentes, com opções de fornecimento de energia sustentáveis e serviços não relacionados com energia:
- Pack EDP Easy, por 4,90€/mês:
- Eletricidade 100% verde;
- 100€ em assistência técnina;
- Descontos em mobilidade, entregas, restaurantes e entretenimento;
- Fidelização de 12 meses. - Pack EDP Full, por 14,90€/mês:
- Eletricidade 100% verde;
- 600€ de assistência técnica;
- Plano de saúde;
- Gestão de energia;
- Descontos em mobilidade, entregas, restaurantes e entretenimento;
- Fidelização de 12 meses.
Galp Energia | |
Serviços | - 360 Casa; - 360 Família; - Comfort Line; - Inspeção Periódica de Gás Natural; - Certificação Energética; |
Os pacotes oferecidos pela fornecedora de energia Galp Energia, abrangem descontos na fatura da eletricidade, tendo em conta a relação preço-oferta, destacamos os seguintes:
- 360 Casa, por 4,90€/mês:
- Atendimento 24 horas, 365 dias por ano;
- Desconto adicional de 2% na fatura da luz ou gás natural;
- Plafond de 500€ por ano em reparações que cobre, no máximo, 3 deslocações do técnico e a mão de obra. - 360 Família, por 6,90€/mês:
- Rede médica da Multicare;
- Medicina online e consultas por e-mail ou por telefone;
- Enfermeiro ao domicílio;
- Médico ao domicílio 25€;
- Consulta de medicina dentária;
- Assistência pediátrica online;
- Descontos em parafarmácias.
Iberdrola | |
Serviços | - Pack Proteção Elétrica Lar; - Pack Proteção Elétrica Lar Plus; - Urgências Elétricas; - Proteção Eletrodomésticos; - Proteção Climatização; - Pack Manutenção Gás; - Assistência Gás; - Proteção Gás; - Inspeção Gás; - Seguro de Proteção de Pagamentos. |
Por fim, apresentamos os serviços adicionais da Iberdrola, que também têm packs de apoio ao cliente e às instalações elétricas do lar, mais uma vez destacamos as ofertas mais vantajosas tendo em conta a melhor relação qualidade-preço:
- Urgências Elétricas, por 1,95€/mês:
- Assistência técnica em menos de 3 horas após chamada do cliente;
- Serviço de assistência por telefone disponível 24 horas;
- Serviço técnico qualificado. - Proteção Elétrica Lar Plus, por 6,95€/mês:
- Assistência por telefone 24h/dia;
- Assistência de técnico qualificado no local da avaria em menos de 3 horas;
- Cobertura de mão de obra no valor de 500€/ano;
- Reparação de eletrodomésticos até 300€;
- Visita de técnicos qualificados e 3 horas de serviço de mão de obra;
- Instalação e reparação de avarias de sistema e equipamentos;
- Visita anual de um técnico para serviço de bricolage;
É melhor uma tarifa de eletricidade sozinha ou com gás natural?
Antes de decidires contratar um destes serviços adicionais de eletricidade, tenta perceber se são realmente necessários para a tua rotina e se podem traduzir numa poupança, por exemplo, com as avarias dos eletrodomésticos.
Se a tua casa é totalmente a eletricidade, tens de contratar uma tarifa de eletricidade isolada. Contudo, se tiveres gás natural é muito mais económico ter uma tarifa dual de luz e gás natural. Irás economizar, irás perder menos tempo e não ficarás tão confuso pois recebes uma única fatura no teu lar.

Um dos casos práticos, é a Casa Galp que apresenta tarifas com descontos de até 25% na eletricidade e/ou no gás natural, de até 10 cênt./l em combustível e até 16% de desconto nos pontos de carregamento elétrico pagos. A poupança sente-se realmente e compensa mais do que ter os serviços separados.
Toma em conta que a partir do dia 15 de abril, a Galp e a EDP Comercial começaram a aplicar tarifas mais elevadas aos seus clientes domésticos e que os aumentos podem chegar aos 2 euros na luz e aos 3 euros no gás natural.
Companhia elétrica com melhor área de cliente
Pensar na melhor companhia elétrica é também refletir sobre aquela com a melhor área de cliente. Este espaço costuma ser online e está disponível através de uma aplicação móvel, permitindo aos clientes gerir o contrato de energia de maneira intuitiva.

De todas as companhias, a app da área de cliente da EDP Comercial intitulada “EDP Zero” alcançou a melhor nota na App Store (4,2 estrelas) como na Play Store (4,5 estrelas). Em baixo elencamos algumas das coisas que podes fazer na app EDP Zero:
- Gerir a tarifa de eletricidade, gás natural ou tarifa dual;
- Comunicar as leituras do contador e conhecer o consumo real na próxima fatura;
- Receber avisos, alertas e notificações sobre as datas em que deves enviar as leituras e como poupar nas despesas de eletricidade;
- Consultar o histórico de leituras, de consumo e as várias faturas;
- Pagar as faturas através de débito direto, MBWay e ter acesso à referência para o pagamento num terminal Multibanco;
- Fazer as mudanças necessárias no contrato - mudança de titular e dados pessoais - e no serviços sempre que for necessário;
- Conhecer ofertas e descontos adicionais e fazer parte do projeto “Planeta Zero”, através do qual a EDP procura incentivar à sustentabilidade;
- Solicitar pedidos de informação e esclarecimento de dúvidas à EDP e acompanhar o estado dos mesmos.
Com uma área de cliente da EDP no seu telemovel pode utilizá-la em qualquer momento e onde quiser. Desta maneira não precisa de se deslocar a uma das lojas EDP espalhadas pelo país.
Qual o melhor fornecedor de energia elétrica e gás segundo a DECO?
Em 2021, a DECO Proteste divulgou um estudo sobre o nível de satisfação com as fornecedoras de eletricidade e gás natural dos consumidores em Portugal.
O estudo começa por dizer que a Endesa e a Iberdrola são os fornecedores que geram mais queixas e com o menor nível de satisfação por parte dos clientes. A Endesa por exemplo é aquela com maiores problemas em termos de tarifas duais.
Os problemas estão associados aos seguintes tópicos:
- Falhas ou erros na informação dispostas nas faturas de energia;
- Interrupção do serviço de fornecimento de energia;
- Faturas com dados errados ou que não são entregues.
Por sua vez, o melhor fornecedora de energia elétrica segundo a DECO é a Coopérnico, no entanto a companhia deixou de estar presente no mercado livre e passou os seus clientes para o mercado regulado, como revelou recentemente Pedro Martins Barata em entrevista ao Idealista/news.
Das empresas que atualmente estão presentes no mercado livre, a MEO Energia é aquela com melhor nível de satisfação dos clientes. Quanto às tarifas duais de eletricidade e gás natural, a Goldenergy e a Galp são as empresas com melhor pontuação por parte dos clientes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta