Qual a melhor companhia elétrica em Portugal? O que faz dela a melhor? Conhece todas as informações e como te poderá ajudar.
Comentários: 0
melhor fornecedor de energia elétrica em Portugal
Pexels

Sabes o que diferencia cada fornecedora de eletricidade em Portugal e o que faz com que uma seja melhor do que outra? Ao longo deste artigo queremos ajudar-te a escolher o melhor fornecedor de eletricidade para a tua casa através de dicas e exemplos práticos.

Muitos consumidores procuram conhecer as distintas ofertas nos tarifários, mas ser cliente da melhor companhia elétrica pode ser muito mais do que isso. Fica atento a cada ponto, para perceber como ter um fornecedor de eletricidade que dê respostas eficazes às tuas necessidades.

Desde a liberalização do mercado energético em 2010, os portugueses podem escolher a melhor fornecedora de energia para o seu caso e podem mudar de companhia as vezes que quiserem.

 

melhor contrato de eletricidade
Unsplash

O que torna uma fornecedora de energia elétrica a melhor?

Quando pensas no melhor fornecedor de energia elétrica pensas logo no preço mais baixo, não é verdade? Mesmo assim, há consumidores que procuram conhecer outros pormenores antes de assinar um contrato com uma determinada companhia.

Eis alguns pontos que deves considerar para conseguir encontrar a melhor fornecedora de eletricidade para o teu lar.

  • Análise detalhada das tarifas de eltricidade: com a liberalização do mercado existem tarifas para todos os gostos, das mais baratas e simples, às mais completas com serviços adicionais. Faz comparações e lê bem as condições e letras pequenas;
  • Reputação da marca e nível de satisfação dos clientes: tenta perceber qual a melhor companhia consoante a sua reputação entre os consumidores, de acordo com elogios ou queixas feitas;
  • Resolução de avarias técnicas: o que define uma fornecedora de energia elétrica como a melhor é a sua capacidade em responder rapidamente erros ou evitar que os mesmos aconteçam;
  • Ter uma tarifa dual: faz comparações para compreender se é melhor ter uma fornecedora de eletricidade e gás natural separadamente ou se é vantajoso conciliar ambos serviços numa só tarifa de uma companhia;
  • Faturação e método de pagamento: as faturas eletrónicas dão descontos adicionais, assim como o débito direto. Podem não ser, no entanto, a melhor solução para os consumidores que não sabem utilizar o telemóvel ou o computador e continuam a ir ao Multibanco para pagar a conta da luz;
  • Área de cliente eclética: os consumidores mais jovens gostam de uma área completa que permita receber e ler faturas, comunicar leituras e reportar avarias.

Outros critérios que deves ter em conta para encontrar a melhor fornecedora de energia são: a potência contratada - que varia consoante o agregado familiar e o número de eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo - e considerar se é melhor um tarifário simples, bi-horário ou tri-horário.

Qual é o melhor fornecedor de energia em Portugal em termos de preço?

Vejamos detalhadamente qual dos fornecedores de energia eléctrica é o melhor neste momento consoante o preço.

 Fornecedor de energia mais barato
Fornecedor de EletricidadeNome da tarifa mais barataPreço (€/mês)
Goldenergy+ Cliente Monoelétrico (DD+FE)*€91,91
EndesaTarifa e-luz&gás 92,81€
EDPEletricidade (DD+FE)*€93,25
GalpCasa & Mobilidade Elétrica Eletricidade Verde€102,07
IberdrolaCasa (FE e DD)€190,92

Segundo o simulador da ERSE, para uma potência contratada de 6.9 kVA - ideal para uma família de 4 pessoas - e uma estimativa de consumo de 5.000 kWh/ano, a companhia de eletricidade mais barata é a Goldenergy. A tarifa obriga, no entanto, a adesão à fatura eletrónica e ao débito direto.

Para encontrares a melhor tarifa de eletricidade em Portugal recomendamos-te a utilizar o simulador da ERSE. Podes encontrar uma oferta personalizada ao teu perfil de consumo e chegar à potência contratada mais adequada. Se tiveres eletrodomésticos com uma classe energética mais alta também irás poupar mais algum dinheiro.

Melhor companhia elétrica com serviços adicionais

A seguir poderás conhecer os serviços adicionais das distintas companhias. Muitos consumidores consideram os serviços de assistência e proteção de pagamentos fundamentais, porque resolvem e cobrem avarias, podem ser úteis para reparar eletrodomésticos, além de cobrirem as deslocações dos técnicos à tua casa.

Goldenergy
Serviços

- Serviço de Proteção Simples;

- Serviço de Proteção Super;

- Serviço de Proteção Completo.

                             

A Goldenergy oferece aos consumidores diferentes conjuntos de serviços adicionais, dos quais destacamos dois:

  • Serviço de Proteção Simples, por 2,99€/mês que inclui: 
    - 2 assistências técnicas por ano;
    - Deslocação incluída;
    - Até 2 horas de mão de obra;
    - 15€ em peças;
    - Serviços urgentes 24/7;
    - 12 meses de contrato. 
  • Serviço Proteção Completo, por 7,99€/mês:
    - 3 assistências técnicas por ano;
    - Deslocação incluída;
    -  Até 4 horas de mão de obra;
    - 50€ em peças;
    - Valor máximo de 300€ para cobertura de avarias com eletrodomésticos;
    - Serviços urgentes 24/7;
    - Revisão bianual das instalações de gás (inclui caldeira);
    - 18 meses de contrato. 
Endesa
Serviços

- Serviço de Assistência OK Eletrodomésticos;

- Serviço de Assistência OK Completo;

- Serviço Soluciona Brico;

               - Serviço Soluciona Saúde.                                   

Também a fornecedora de eletricidade Endesa, tem um conjunto de serviços com vantagens adicionais para os consumidores:

  • Serviço OK eletrodomésticos, por 4,91€/mês:
    - Respostas em 24 horas;
    - Deslocação incluída;
    - Garantia de seis meses;
    - 15€ em peças;
    - Reparação de eletrodomésticos;
    - Cobertura de todas as marcas de eletrodomésticos.
  • Serviço Soluciona Brico, por 6,90€/mês:
    - Instalação de eletrodomésticos;
    - Instalação de candeeiros;
    - Cortinados, silicone, móveis;
    - Reparação de estores e fechaduras;
    - Desentupimentos. 
EDP 
Serviços

- Packs EDP (Easy, Smart ou Premium);

- Conta Certa;

- Fatura Segura;

- Plano EDP Saúde;

- Certificado Energético.

A EDP para além de serviços adicionais, tem ainda a opção de Packs com vantagens e benefícios para os clientes aderentes, com opções de fornecimento de energia sustentáveis e serviços não relacionados com energia:

  • Pack EDP Easy, por 4,90€/mês:
    - Eletricidade 100% verde;
    - 100€ em assistência técnina;
    - Descontos em mobilidade, entregas, restaurantes e entretenimento;
    - Fidelização de 12 meses.
  • Pack EDP Full, por 14,90€/mês:
    - Eletricidade 100% verde;
    - 600€ de assistência técnica;
    - Plano de saúde;
    - Gestão de energia;  
    - Descontos em mobilidade, entregas, restaurantes e entretenimento;
    - Fidelização de 12 meses.
Galp Energia
Serviços

- 360 Casa;

- 360 Família;

- Comfort Line;

- Inspeção Periódica de Gás Natural;

- Certificação Energética;

Os pacotes oferecidos pela fornecedora de energia Galp Energia, abrangem descontos na fatura da eletricidade, tendo em conta a relação preço-oferta, destacamos os seguintes:

  • 360 Casa, por 4,90€/mês:
    - Atendimento 24 horas, 365 dias por ano;
    - Desconto adicional de 2% na fatura da luz ou gás natural;
    - Plafond de 500€ por ano em reparações que cobre, no máximo, 3 deslocações do técnico e a mão de obra.
  • 360 Família, por 6,90€/mês:
    - Rede médica da Multicare;
    - Medicina online e consultas por e-mail ou por telefone;
    - Enfermeiro ao domicílio;
    - Médico ao domicílio 25€;
    - Consulta de medicina dentária;
    - Assistência pediátrica online;
    - Descontos em parafarmácias.
Iberdrola
Serviços

- Pack Proteção Elétrica Lar;

- Pack Proteção Elétrica Lar Plus;

- Urgências Elétricas;

- Proteção Eletrodomésticos;

- Proteção Climatização;

- Pack Manutenção Gás;

- Assistência Gás;

- Proteção Gás;

- Inspeção Gás;

- Seguro de Proteção de Pagamentos.

Por fim, apresentamos os serviços adicionais da Iberdrola, que também têm packs de apoio ao cliente e às instalações elétricas do lar, mais uma vez destacamos as ofertas mais vantajosas tendo em conta a melhor relação qualidade-preço: 

  • Urgências Elétricas, por 1,95€/mês:
    - Assistência técnica em menos de 3 horas após chamada do cliente;
    - Serviço de assistência por telefone disponível 24 horas;
    - Serviço técnico qualificado.
  • Proteção Elétrica Lar Plus, por 6,95€/mês:
    - Assistência por telefone 24h/dia;
    - Assistência de técnico qualificado no local da avaria em menos de 3 horas;
    - Cobertura de mão de obra no valor de 500€/ano;
    - Reparação de eletrodomésticos até 300€;
    - Visita de técnicos qualificados e 3 horas de serviço de mão de obra;
    - Instalação e reparação de avarias de sistema e equipamentos;
    - Visita anual de um técnico para serviço de bricolage;

É melhor uma tarifa de eletricidade sozinha ou com gás natural?

Antes de decidires contratar um destes serviços adicionais de eletricidade, tenta perceber se são realmente necessários para a tua rotina e se podem traduzir numa poupança, por exemplo, com as avarias dos eletrodomésticos.

Se a tua casa é totalmente a eletricidade, tens de contratar uma tarifa de eletricidade isolada. Contudo, se tiveres gás natural é muito mais económico ter uma tarifa dual de luz e gás natural. Irás economizar, irás perder menos tempo e não ficarás tão confuso pois recebes uma única fatura no teu lar.

 

melhor fornecedor de energia em Portugal
© Unsplash

Um dos casos práticos, é a Casa Galp que apresenta tarifas com descontos de até 25% na eletricidade e/ou no gás natural, de até 10 cênt./l em combustível e até 16% de desconto nos pontos de carregamento elétrico pagos. A poupança sente-se realmente e compensa mais do que ter os serviços separados.

Toma em conta que a partir do dia 15 de abril, a Galp e a EDP Comercial começaram a aplicar tarifas mais elevadas aos seus clientes domésticos e que os aumentos podem chegar aos 2 euros na luz e aos 3 euros no gás natural.

Companhia elétrica com melhor área de cliente

Pensar na melhor companhia elétrica é também refletir sobre aquela com a melhor área de cliente. Este espaço costuma ser online e está disponível através de uma aplicação móvel, permitindo aos clientes gerir o contrato de energia de maneira intuitiva.

 

área de cliente online
Unsplash

De todas as companhias, a app da área de cliente da EDP Comercial intitulada “EDP Zero” alcançou a melhor nota na App Store (4,2 estrelas) como na Play Store (4,5 estrelas). Em baixo elencamos algumas das coisas que podes fazer na app EDP Zero:   

  • Gerir a tarifa de eletricidade, gás natural ou tarifa dual;
  • Comunicar as leituras do contador e conhecer o consumo real na próxima fatura;
  • Receber avisos, alertas e notificações sobre as datas em que deves enviar as leituras e como poupar nas despesas de eletricidade;
  • Consultar o histórico de leituras, de consumo e as várias faturas;
  • Pagar as faturas através de débito direto, MBWay e ter acesso à referência para o pagamento num terminal Multibanco;
  • Fazer as mudanças necessárias no contrato - mudança de titular e dados pessoais - e no serviços sempre que for necessário;
  • Conhecer ofertas e descontos adicionais e fazer parte do projeto “Planeta Zero”, através do qual a EDP procura incentivar à sustentabilidade;
  • Solicitar pedidos de informação e esclarecimento de dúvidas à EDP e acompanhar o estado dos mesmos.

Com uma área de cliente da EDP no seu telemovel pode utilizá-la em qualquer momento e onde quiser. Desta maneira não precisa de se deslocar a uma das lojas EDP espalhadas pelo país.

Qual o melhor fornecedor de energia elétrica e gás segundo a DECO?

Em 2021, a DECO Proteste divulgou um estudo sobre o nível de satisfação com as fornecedoras de eletricidade e gás natural dos consumidores em Portugal.

O estudo começa por dizer que a Endesa e a Iberdrola são os fornecedores que geram mais queixas e com o menor nível de satisfação por parte dos clientes. A Endesa por exemplo é aquela com maiores problemas em termos de tarifas duais.

Os problemas estão associados aos seguintes tópicos:

  • Falhas ou erros na informação dispostas nas faturas de energia;
  • Interrupção do serviço de fornecimento de energia;
  • Faturas com dados errados ou que não são entregues.

Por sua vez, o melhor fornecedora de energia elétrica segundo a DECO é a Coopérnico, no entanto a companhia deixou de estar presente no mercado livre e passou os seus clientes para o mercado regulado, como revelou recentemente Pedro Martins Barata em entrevista ao Idealista/news.

Das empresas que atualmente estão presentes no mercado livre, a MEO Energia é aquela com melhor nível de satisfação dos clientes. Quanto às tarifas duais de eletricidade e gás natural, a Goldenergy e a Galp são as empresas com melhor pontuação por parte dos clientes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta