As leituras do contador de gás e luz devem ser comunicadas periodicamente. É uma forma de poupar dinheiro e obter uma faturação mais exata, uma vez que os valores cobrados não serão calculados com base em estimativas feitas pelas empresas, mas no consumo real de energia. Afinal, como é que se leem os contadores? E quando é que se deve comunicar a leitura?
Dar a leitura do contador da luz
A forma como a leitura da luz é feita depende do tipo de contador. Existem contadores:
- Eletromecânicos: contador com visor eletromecânico, sendo que pode ter mais do que um visor. Devem considerar-se apenas os algarismos à esquerda da vírgula, ignorando os números a vermelho;
- Estáticos: os contadores estáticos são totalmente eletrónicos, tendo um visor digital. Neste tipo de contadores, os valores aparecem automaticamente e de forma sequencial, mas é possível consultar de forma manual ao pressionar o botão para ver os valores. Depois é só fazer a leitura em função da tarifa de eletricidade.
- Híbridos: contador com um visor eletromecânico e um visor digital. Para efetuar a leitura num contador híbrido deverás apenas consultar a informação do visor digital. Depois é só fazer a leitura em função da tarifa de eletricidade.
- Inteligentes: se o contador inteligente estiver em telegestão as leituras são enviadas automaticamente e será faturado de acordo com o consumo real.
Dar a leitura do contador do gás
Para o gás natural, o processo de leitura é muito simples e igual para todos os contadores. Apenas deverás registar os números sob o fundo preto, ignorando os números à direita da vírgula ou os números com o fundo a vermelho.
Qual a melhor data para comunicar as leituras da luz e gás?
A data ideal para enviar as leituras de luz ou gás vem indicada na fatura. Para evitar estimativas, deves enviar a leitura nessa data. Caso o faças numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir.
Como comunicar as leituras de luz e gás?
É recomendável ter por perto uma fatura da luz ou gás na hora de fazer a comunicação de leituras, uma vez que poderá ser solicitado algum destes dados:
- Número do Contrato de Energia;
- Número de Identificação Fiscal (NIF) do titular do contrato;
- Código do Ponto de Entrega (CPE), no caso de leituras da luz;
- Código Universal de Instalação (CUI), no caso de leituras do gás natural;
Atualmente, é possível fazer a comunicação de leituras online, na área de cliente, através de um formulário no site, de uma app, e ainda através da linha gratuita de comunicação de leituras automáticas– os números para o efeito estão indicados na fatura. Também é possível fazê-lo numa loja ou agente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta