O preço da eletricidade não baixa mas as temperaturas teimam em cair e o frio que se faz sentir em casa por vezes é demais. Se já passaste a fase das mantas e da caneca de chá na mão, e precisas mesmo de aparelhos que te ajudem a manter a casa confortável, um sistema de aquecimento central com termostato pode ser a solução.
Apesar do potencial custo inicial, a longo prazo ele revela-se bastante eficiente e económico. Uma forma de controlar a temperatura de casa, atualmente já pode ser instalado dentro do sistema de smart homes.
O que é um termostato?
O termostato é um sistema que permite regular e medir as oscilações de temperatura no interior de uma habitação. Atualmente muitas das construções modernas já os possuem mas não é obrigatório que esteja instalado na habitação, e até pode estar apenas em algumas divisões. Além da colocação, também o seu uso pode ser diferenciado em cada ponto de casa.
Ou seja, um termostato permite que se controle a temperatura da cozinha para ser mais baixa, por exemplo, por já ter o calor dos eletrodomésticos, e para a temperatura dos quartos ser ligeiramente mais alta.
Como é que o termostato é mais eficiente?
A ideia de um termostato é que este possa dar-te maior qualidade de vida, aliando pontos chaves como sustentabilidade, ergonomia, conforto e estabilidade de temperatura interior.
Um bom sistema com termostato permite controlar-te a temperatura de casa sem teres de usar em demasia os mini aquecedores de divisão ou mesmo os ares condicionados (falando tanto para tempo frio como quente). Ao manter a temperatura regular de uma divisão, o termostato evita que haja oscilações de temperatura e previne picos de energia impulsionados por colocarmos os aparelhos aquecedores a emitir muito calor repentinamente.
Erros na utilização do termostato aumentam a fatura da luz
Como te dissemos, o termostato deve ser utilizado de forma controlada para que seja eficiente mas também para que seja um pouco mais amigo da tua carteira. Estes erros de utilização do termostato são, na verdade, pequenas situações que se controladas irão minimizar os custos da eletricidade no final do mês.
Desse modo, toma nota do que não deves fazer quando utilizas um termostato:
- Ligar o termostato sempre que queres quente – não é assim que o sistema funciona. O termostato serve para regular a temperatura ambiente por isso, quando o sistema de aquecimento da casa chega à temperatura pretendida, é normal que o termostato se desligue sozinho. Estares sempre a ligar não é correto e potencia picos de energia que se refletem na conta da luz;
- Criar oscilações grandes de temperatura – apesar da prática indicar que desligar/ligar aparelhos é o melhor em termos de gastos de energia, no caso do aquecimento central não é o caso. É preferível manteres o termostato programado para temperaturas mais baixas quando sais de casa do que desligar completamente. Se o fizeres vais dar espaço a que haja oscilações na temperatura interior ao invés de um ambiente de temperatura amena e controlada. Lembra-te que se desligares por completo a casa ficará muito mais fria e o gasto energético para voltar à temperatura que pretendes será inevitavelmente mais alto;
- Não ter atenção ao espaço envolvente – nunca será eficiente energeticamente utilizares um termostato se não tiveres o espaço preparado para lidar com as temperaturas mais frias. Certifica-se que as janelas estão bem isoladas e que não há hipóteses de fuga de temperatura – apenas desse modo saberás que o termostato está a ser utilizado no total das suas capacidades.
Como utilizar o termostato de forma eficiente?
- Liga-o apenas quando há necessidade de regular a temperatura de forma prolongada – e mantém-no com a temperatura ajustada (a referência é de 21ºC)
- Estabelece horários em função do uso dos espaços – ligar e desligar leva a picos de energia (mais gastos) mas deixar sempre na mesma temperatura também não é eficiente a nível energético;
- Redefine a temperatura em função do espaço – o termostato não precisa de estar igual em todas as divisões;
- Mantém o sistema de aquecimento limpo – filtros limpos ajudam na fatura da luz.
Caso não possuas ainda um termostato, há no entanto outras opções de aquecimento bastante viáveis e que podem ser igualmente sustentáveis.
Para poder comentar deves entrar na tua conta