Na hora de aquecer a casa, é importante investir em soluções eficientes e que permitam poupar nas contas ao final do mês.
Comentários: 0
aquecer a casa
Pixabay

O inverno está a chegar, embora as temperaturas ainda estejam amenas. Portanto, com o custo da energia descontrolado, vale a pena fazer a pergunta que intitula este artigo: que sistema de aquecimento gasta menos? E qual aquece mais? É conveniente analisar quais são os sistemas mais eficientes para diminuir a fatura da luz, mas sem abrir mão do conforto. A equação parece difícil, mas não é.

Escolher o aquecimento que gasta menos com base nas necessidades

A primeira coisa que devemos considerar na hora de escolher é o tamanho da casa: um apartamento de 50 metros quadrados (m2) não aquece da mesma forma que um apartamento de 100 metros ou uma moradia. Em apartamentos pequenos, a bomba de calor e as caldeiras de condensação são ideais. Em superfícies maiores, a energia aerotérmica é mais conveniente.

É também importante controlar o número de pessoas que moram na casa: se forem duas ou três pessoas, a caldeira de condensação com radiadores é o sistema ideal. Mas se teletrabalhas, é melhor investir em energia aerotérmica, que, embora seja a mais cara, o seu consumo depois é percetível consideravelmente nas contas.

inverno
Pixabay

Que tipo de aquecimento consome menos

Globalmente, a mais eficiente (estamos a falar de economia de energia) é a energia aerotérmica, embora o seu preço seja um dos mais altos. A caldeira a gás e o ar condicionado viriam a seguir. Eis uma análise de cada sistema:

  • Caldeiras de condensação: são baratas e eficientes, mas não são usadas para arrefecer a casa. Este tipo de caldeira pode economizar até 25% em aquecimento e 30% em água quente;
  • Ar condicionado com bomba de calor: consomem pouco mas é um sistema que não inclui água quente, pelo que deve ser providenciada outra alternativa de água. Além disso, aquecem rapidamente, mas é verdade que o calor não dura muito;
  • Caldeira de biomassa: estas caldeiras funcionam queimando biomassa e fornecem calor e também água quente. A principal desvantagem é que exigem espaço para o depósito, razão pela qual não são aconselháveis ​​em casas pequenas;
  • Aerotermia: dos sistemas que vimos, este é o mais eficiente. A unidade funciona com radiadores convencionais, embora os radiadores de piso radiante ou de baixa temperatura sejam mais recomendados para este sistema. Pelo contrário, o preço é um dos mais altos, muito mais se também for necessário instalar piso radiante, o que exige trabalho.

Como poupar no aquecimento

De qualquer forma, independentemente da escolha, aqui ficam algumas dicas para poupar nas faturas da luz e gás:

  • Não tapar os radiadores, nem com roupas para secar, nem com capas de radiadores que possam parecer estéticas, mas impedem que o calor saia;
  • Isolar bem as janelas e portas;
  • Regular a temperatura. O ideal seria cerca de 19 graus no inverno e cerca de 25 graus no verão;
  • Fazer revisões às caldeiras. As a gás devem receber revisão a cada dois anos e a cada 5 precisam que a instalação seja totalmente inspecionada; as de biomassa requerem uma revisão anual; e o equipamento aerotérmico deve ser revisto a cada dois anos se a potência for superior a 12kW.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta