
Um dos aspetos que deves ter em conta se queres aumentar o conforto na tua casa é a questão do isolamento acústico. Atualmente, já existem uma grande variedade de materiais de isolamento acústico que podem serem utilizados para paredes internas ou externas, pavimentos e tetos.
No artigo de hoje, descobre como realizar um projeto e executar de forma adequada as obras e quais são os tipos de materiais isolantes disponíveis no mercado, de acordo com as diferentes necessidades da casa a ser a ser isolada.
Que material se dever usar para insonorizar uma divisão?

A escolha do material de isolamento acústico é fundamental para obteres o bom desempenho e garantires um bom resultado na sequência da intervenção que deve ser sempre pensada na sua complexidade. O primeiro aspeto a ter em conta diz respeito à escolha do material isolante ou fonoabsorvente. Materiais isolantes podem ser divididos em 3 categorias com base na sua composição:
- Materiais minerais de isolamento
Estes são muito usados para isolamento acústico e também possuem excelentes propriedades de isolamento térmico. Fazem parte dessa categoria a lã de rocha e a lã de vidro, disponíveis no mercado tanto em forma de painéis, como de rolos. São adequados para pavimentos, sótãos, telhados e paredes perimetrais. São de longa duração e também são uma escolha "verde".
A lã de vidro é feita a partir do vidro que, durante o processo de produção é ligado à areia e em seguida, passa por processos de alta temperatura. Com o último processo de sobreaquecimento, adquire propriedades de resistência e estabilidade, o que a torna um excelente isolante acústico, além de isolante térmico.
Existem também são os feltros minerais, que são outros exemplos, adequados para pavimentos, com capacidade amortecer a vibração e com alta resistência à compressão. Num modo geral, todos os materiais minerais são muito duradouros e resistentes ao tempo, bem como ao bolor e a fungos.
- Materiais vegetais

A cortiça e a fibra de madeira, apresentam excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico. A cortiça é um material eco sustentável e reciclável, leve, compacto e apesar da sua naturalidade, é resistente à formação de bolor e à humidade. É utilizado para paredes, mas também para sistemas de insonorização em pavimentos, graças também à possibilidade de aplicação de camadas de espessura reduzida, pois a sua estrutura garante-lhe a capacidade de absorção das ondas sonoras e de melhoria de conforto acústico.
A fibra de madeira é constituída por fibras provenientes dos resíduos da transformação da madeira e é totalmente reciclável, biodegradável e é utilizada para as paredes perimetrais, também pela sua boa capacidade de isolamento térmico, ou para isolamento acústico do ruído de impacto.
- Materiais sintéticos
Estes materiais são derivados do processamento de petróleo. Exemplos disso são a espuma de poliuretano e o poliestireno, que se caracterizam pelo seu baixo custo em comparação com materiais minerais e naturais. São frequentemente utilizados para preencher cavidades. O poliuretano é particularmente conveniente, uma vez que também está disponível sob a forma de espuma.
O que absorve melhor o ruído?
Nem toda as pessoas sabem que entre os materiais isolantes de som existe também chumbo, com o qual se podem obter excelentes resultados de absorção sonora. O mesmo se aplica à borracha, que pode ser natural ou sintética e é frequentemente preferida ao chumbo porque é mais praticável e mais barata.
Como fazer um bom isolamento acústico?

Muitas vezes é útil inserir uma câmara de ar entre a parede divisória existente e o novo isolamento acústico das paredes internas que será adicionado. O simples preenchimento da nova divisória com membranas e painéis insonorizantes, isolantes e amortecedores de vibrações, dependendo do ruído a ser protegido, é o passo seguinte.
Para poder comentar deves entrar na tua conta