O idealista/news rumou até Conqueiros para festejar o aniversário do Bobi, o cão mais velho do mundo, que fez 31 anos humanos.
Comentários: 0
Cão mais velho do mundo
idealista/news

No passado sábado, dia 13 de maio, a aldeia rural de Conqueiros, em Leiria, foi palco de uma festa inesquecível em homenagem a Bobi, o cão mais velho do mundo, que completou 31 anos humanos. O evento reuniu convidados de diferentes partes do mundo, proporcionando muita animação, com os pratos favoritos do aniversariante e até mesmo a presença de um rancho folclórico.

Festa de aniversário canina
Bobi e Leonel Costa idealista/news

Os 31 anos de Bobi com muitas emoções

O idealista/news rumou até Conqueiros para testemunhar esta celebração única do cão mais velho do mundo, que completou 31 anos humanos, uma idade surpreendente para um cão, uma vez que em idade canina falamos de nada mais nada menos que 210 anos.

Fomos recebidos na casa de Leonel Costa e da sua mãe, Maria Floriano, os donos do patudo. Apesar do intenso calor que se fez sentir durante o dia, o clima festivo e a alegria estiveram presentes em todos os convidados.

Bobi enfrentou alguns problemas de saúde recentemente, mas felizmente recuperou a tempo e conseguiu desfrutar plenamente deste seu dia especial. “É uma sensação muito boa. Não há palavras e é, de facto, até para nós, algo surpreendente chegar a esta idade. E, portanto, é um momento único, que quero aproveitar ao máximo e faço votos para depois para o ano podermos estar cá todos novamente”, conta-nos com entusiasmo Leonel Costa.

Festa de anos do Bobi
Leonel Costa, Maria Floriano e Bobi Foto: idealista/news

A festa contou com uma amiga de quatro patas muito especial

O tutor do Bobi, Leonel Costa, contou-nos que a preparação para a festa de Bobi foi meticulosa e levou quase três semanas com animação para patudos e humanos. 

Cada detalhe foi pensado tendo em conta os desejos de Bobi: o cheiro da sardinha assada fez-se sentir no ar e Leonel garante que estes pratos são para os convidados, embora também sejam do agrado do aniversariante. “Temos aí a nossa dourada grelhada que ele já almoçou, temos também sardinha assada, comida muito portuguesa e o seu porco no espeto que ele tanto adora. Portanto, foi tudo feito em função do Bobi”, refere.

“(A festa) foi pensada em torno do Bobi e a pensar nos seus gostos e naquilo que ele mais gosta, nomeadamente comida (...)"

A comida é um ponto muito importante visto que segundo dois veterinários internacionais presentes na festa de aniversário, o segredo da longevidade do Bobi poderá passar pela alimentação, visto que este só come comida de humano.

Festa de anos do Bobi
Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros Foto: idealista/news

Festa que é festa tem bolo de aniversário

O Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros, onde Leonel também participa, animou a celebração com as suas apresentações tradicionais, e até mesmo Bobi, o cão mais velho do mundo, mostrou os seus talentos na pista de dança. Entre discursos emotivos e sinceros agradecimentos, chegou o momento mais esperado: cantar os parabéns e cortar o bolo de aniversário.

Todos cantaram os parabéns acompanhados pelo rancho e Maria Floriano, emocionada e com um sorriso contagiante, soprou as velas do bolo, marcando assim o mais um ano da longa vida de Bobi.

Festa de anos do Bobi
Maria Floriano a soprar a velas idealista

O preço de ser (provavelmente) o cão mais conhecido da aldeia e do mundo

São várias as pessoas que querem conhecer o Bobi, desde que este foi considerado pelo Guiness World Records o cão mais velho do mundo. Entre os convidados estavam Anita e Miria, dois chihuahuas cheios de estilo, acompanhados pela sua dona Maria, que ao lerem nas notícias sobre a festa de aniversário de Bobi decidiram satisfazer sua curiosidade e conhecer o aniversariante pessoalmente.

Bobi tornou-se uma verdadeira estrela e um verdadeiro orgulho para a aldeia de Conqueiros, “isto é único! Também não estava à espera deste impacto, o sucesso que foi e este feito do Bobby, esta vitória", refere Leonel.

A verdade é que desde a sua exposição, Bobi tem sido o centro das atenções e desde entrevistas a visitas de curiosos, o cansaço começou a chegar, ou não fosse ele ter 31 anos. Leonel Costa, contudo, tenta ao máximo que todas pessoas que querem conhecer Bobi possam estar com ele pessoalmente “portanto, as pessoas que pretendem visitar o Bobby, faço uma marcação, para ver se ele consegue também estar junto de todas as pessoas e tirar uma fotografia”, revela o dono do patudo.

"É muito bom, muito agradável, mas de facto a saúde dele sentiu um pouco e como dono tenho de ter essa noção e tenho tido."

Festa de anos do Bobi
Anita e Miria, dois chihuahuas cheios de estilo. idealista

Bobi foi um amor à primeira vista 

Com a sua cor de mel, entrou na vida de Leonel quando este ainda era uma criança, permanecendo ao seu lado durante a adolescência e tornando-se como um verdadeiro irmão. A jornada desta amizade canina começou quando Bobi ainda era apenas um cão bebé que conseguiu camuflar-se entre a lenha e escapou a um destino trágico. Quando Leonel e a sua irmã mais velha se aperceberam que tinha sobrado um cão, o seu dono escondeu-o, o que lhe valeu um valente raspanete quando descoberto pelos pais.

No entanto, à medida que os anos passaram e a idade avançou, a relação entre os dois mudou, com Bobi a precisar de cada vez mais de cuidados e Leonel  assumir um papel de responsabilidade e proteção.

Leonel Costa, num discurso feito para todos os convidados presentes, não hesita em reconhecer a importância da sua mãe e de toda a sua família nestes anos de vida ao lado de Bobi. "A minha mãe tem muita importância nestes anos todos de vida do Bobi, portanto, se não fosse ela, o meu pai e os meus irmãos mais velhos isto não seria possível", disse.

Festa de anos do Bobi
Leonel Costa com o aniversariante idealista

Renovar a geração: a possibilidade do Bobi ter filhos

Além da longevidade notável de Bobi, Leonel reveloy que um dos próximos projetos será tentar garantir a continuidade da linhagem do seu adorado patudo. "Vai ser o próximo processo que irei avançar já no princípio do próximo mês. Falei com os veterinários e, portanto, será em termos de inseminação artificial, não dá de forma natural", explica.

Foi assim a festa de anos do doce Bobi, o cão mais velho do mundo, que reuniu pessoas de diferentes lugares para celebrar a vida deste cão incrível. A sua longevidade e energia inspiram qualquer um.

"Iremos dar continuidade a este processo para que ele possa deixar descendência".

Festa de anos do Bobi
idealista

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta