Salários mais próximos do setor privado, IRS similar, descontos para a Segurança Social equiparados e agora convergem também as férias. Os funcionários públicos vão passar a ter apenas 22 dias úteis de férias, em vez de 25.
A medida entrou em vigor no verão de 2014 mas só agora começará a ter impacto direto na vida dos funcionários públicos, escreve o DInheiro Vivo frisando que a estes 22 dias, os trabalhadores da Função Pública podem somar mais um dia mais por cada grupo de 10 anos de serviço "efetivamente prestado".
Até agora, a duração das férias variava consoante a idade do trabalhador, sendo 25 se tivessem até 39 anos, passando para 26 dias quando tivessem até 49 anos de idade. Até aos 59 anos tinham 27 dias e daí em diante 28. A isto podiam ainda juntar mais um dia por cada 10 anos de serviço. Tudo somado um funcionário em final de carreira poderia chegar a um total de 32 dias úteis.
A alteração no regime de férias na função pública foi feita, segundo diz ainda o Dinheiro Vivo, através da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas que, além de reduzir em três o número de dias úteis mínimo, eliminou ainda o sistema de bonificações que conferia dias de descanso adicionais em função da idade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta