Comentários: 0

Para muitos, terminaram as férias e é hora de voltar ao trabalho. Mas será que sabes a forma certa de regressar revitalizado e não perder o efeito do descanso logo depois de estares no ativo? O truque está em saber gerir esse processo. Um regresso apressado "destrói completamente os bons efeitos de umas férias", diz Scott Edinger, fundador do Edinger Consulting Group.

Gere o regresso

Por isto, resiste à pressão de mergulhar imediatamente no frenesim. "Poucos de nós chegam e estão logo à velocidade máxima. O aspeto fundamental para a segunda-feira de manhã é não marcar qualquer reunião.", defede Edinger citado pelo Dinheiro Vivo, sobretudo, tenta não trabalhar até tarde no primeiro dia.

Saboreia as recordações

Para manter os efeitos positivos das férias tanto tempo quanto possível, tenta trazer parte das férias consigo, escreve também o Dinheiro Vivo. Depois de voltar, lembra-te de olhar regularmente para as fotografias e tira algum tempo por semana para as organizar e pôr no computador.

Prepara o regresso devagar

Verificar o e-mail ou não, é a questão. O objetivo das férias é que uma pessoa se separe do trabalho o mais possível, mas muitas vezes dar uma olhadela rápida às suas mensagens enquanto está fora - especialmente nos últimos dias de descanso - pode ajudar a não sentires tanto o regresso (e a dissipar os medos de que o escritório esteja a desmantelar-se sem si).

Dá poder à tua equipa

Na semana antes de partires, aconselha o Dinheiro Vivo, dá alguns passos para preparar a tua ausência. Informa colegas e clientes importantes de que estarás fora e decide se vais interromper os projetos ou prepará-los para uma transferência temporária. Dar responsabilidade à tua equipa não só te deixará livre por alguns dias como mostrará que confias nela e permitirá um regresso mais suave, uma vez que a casa não ficou parada.

"A finalidade de umas férias é tentar baixar o nível de stress, aumentar os níveis de felicidade e criar novidade para o cérebro", diz Shawn Achor, autor de The Happiness Advantage. "Se não conseguir atingir ou mantê-los, falhou os benefícios rejuvenescedores do tempo longe do trabalho".

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas