Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Função pública

Notícias e informações sobre a função pública. Fazem parte da função pública os trabalhadores do Estado que através dos seus cargos servem a população.

Funcionários públicos começam a receber salários completos este mês

Este mês, e depois de terem passado quase dois anos, os funcionários públicos vão receber a quarta e última fatia do acréscimo salarial a que têm direito, resultante do descongelamento das progressões por inteiro, que começou em janeiro de 2018.

Notícia sobre:

Funcionários públicos podem pedir reforma antecipada com menos penalizações em outubro

A partir de outubro, tal como já previsto para os trabalhadores do setor privado, os funcionários públicos que tenham pelo menos 60 anos de idade e 40 anos de desconto podem reformar-se antecipadamente sem sofrer o corte do fator de sustentabilidade.

Notícia sobre:

Reformas antecipadas na Função Pública: o guia que explica tudo

O diploma relativo às reformas antecipadas na Função Pública está em discussão pública até hoje (24 de julho de 2019) e entra em vigor em outubro. Explicamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre:

Funcionários públicos portugueses são dos mais mal pagos da UE

Os funcionários públicos em Portugal ganham, em média, 1.396 euros por mês, cerca de metade do que se aufere na Europa. Em causa estão dados do Eurostat, que permitem concluir que em Portugal 15% dos cidadãos empregados eram funcionários públicos, um valor inferior ao da média comunitária, que era de 16% em 2016.

Notícia sobre:

Administração Pública vai poder comprar viagens e alojamento na Internet

A Administração Pública vai passar a poder comprar viagens e alojamento através da Internet, algo que não podia fazer até agora, salvo raras exceções. O objetivo é o de conseguir o “melhor preço possível e com isso ter uma despesa pública mais eficiente”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Notícia sobre:

Função pública: trabalhadores que recebem salário mínimo vão passar a ganhar 635 euros

Os funcionários públicos que recebem o salário mínimo e que têm direito a progredir já este ano na carreira vão passar a ganhar 635 euros. A garantia foi dada pelo secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, no final de uma reunião no Ministério das Finanças com a secretária de Estado da Administração Pública, Fátima Fonseca.

Notícia sobre:

Governo integra mil trabalhadores precários na Administração Pública

Cerca de 1.000 trabalhadores precários serão integrados na Administração Pública. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, depois de um debate no Parlamento dedicado ao emprego. Falta apenas a "homologação final" do parecer positivo à integração para que o processo fique finalizado.

Notícia sobre:

Função pública: progressões na carreira não chegam a todos os funcionários em janeiro

As progressões na carreira dos funcionários públicos serão pagas “assim que possível”, tudo porque há serviços que não vão conseguir processar o acréscimo salarial já em janeiro. Em alguns casos a progressão será paga só em fevereiro, ou nos meses seguintes, com retroativos.

Notícia sobre:

Trabalhadores precários do Estado têm até amanhã para pedir avaliação da sua situação

Termina amanhã (sexta-feira, dia 30 de junho) o prazo para os trabalhadores precários da administração pública pedirem a avaliação da sua situação, com vista a serem integrados no Estado. Os requerimentos devem ser entregues junto das comissões de avaliação bipartidas que estão a ser criadas em cada ministério.

Notícia sobre:

Greve nacional: quais as queixas dos funcionários públicos agora?

Esta sexta-feira, estão fechados escolas, museus, serviços hospitalares e repartições das finanças um pouco por todo o país. Mas afinal o que motiva esta greve nacional dos funcionários públicos, convocada para o dia 26 de maio de 2017, pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS), afeta à CGTP? Mais do que protestar, o objetivo é pressionar o Governo para acelerar medidas que estão a ser negociadas.

Notícia sobre: