A taxa de desemprego está a descer em Portugal, tendo-se fixado, em janeiro, nos 13,3%, segundo dados do Eurostat. Como podes ver na imagem, o desemprego em Portugal ainda é bastante elevado quando comparado com o verificado na maioria dos países europeus. Em pior cenário encontram-se, no entanto, Grécia (25,8%), Espanha (23,4%), Croácia (16,2%) e Chipre (16,1%).

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em janeiro
A taxa de desemprego estimada para a Zona Euro em janeiro é de 11,2%, a mais baixa desde abril de 2012 – em dezembro de 2014 foi de 11,3% e no primeiro mês de 2014 foi de 11,8%. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, em Portugal, a taxa de desemprego recuou 0,3%, para os 13,3%. Nos 28 Estados-membros da UE, a taxa de desemprego fixou-se nos 9,8% em janeiro, menos que no mês anterior (9,9%) e no período homólogo (10,6%).
Desemprego: há mais 17.000 pessoas à procura de trabalho
O fim dos empregos efémeros da época natalícia terá ajudado a elevar o número dos desempregados que em janeiro se foram inscrever nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Existem atualmente 615.654 indivíduos à procura de trabalho: mais 17.073 que em dezembro e menos 89.673 que no período homólogo.
Radiografia do dia: Evolução da taxa de desemprego em Portugal
A taxa de desemprego estimada para o quarto trimestre de 2014 foi 13,5%, mais 0,4% que no trimestre anterior e menos 1,8% que no trimestre homólogo. Ao todo, e segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), estarão desempregadas 698,3 mil pessoas, mais 1,4% que no trimestre anterior e menos 13,6% que nos mesmos três meses do ano passado. Como podes ver na imagem, a taxa de desemprego dos homens (13,1%) foi inferior à das mulheres (13,8%).
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em novembro
Portugal registou uma taxa de desemprego de 13,9% em novembro, ligeiramente superior face à verificada no mês anterior (13,6%). Trata-se, segundo dados do Eurostat, de um valor bastante acima da média europeia (10%) e da média da Zona Euro (11,5%), o que faz de Portugal um dos países mais afetados pelo desemprego. Em sentido oposto encontra-se Áustria, que em novembro teve uma taca de desemprego de 4,9%.
O que muda na legislação laboral: as propostas do Governo
O anteprojeto de reforma da legislação laboral aprovado pelo Governo, que será negociado com os parceiros sociais, prevê a revisão de “mais de uma centena” de artigos do Código do Trabalho e já foi contestado pelas centrais sindicais. As alterações previstas na proposta — designada "Trabalho XXI" e que o Governo apresentou visam desde a área da parentalidade (com alterações nas licenças parentais, amamentação e luto gestacional) ao trabalho flexível, formação nas empresas
População empregada cresce em Portugal no 2.º trimestre de 2025
A população empregada em Portugal, no 2.º trimestre de 2025, atingiu 5248,3 mil pessoas, um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 2,9% comparado com o mesmo período de 2024. Este crescimento reflete a recuperação contínua do mercado de trabalho, apesar dos desafios económicos globais. Segundo o INE, o teletrabalho mantém-se relevante, com 20,9% dos trabalhadores e a taxa de desemprego caiu para 5,9%, menos 0,7 pontos percentuais que no trimestre anterior, evidenciando uma melh
Imigrantes em Portugal correm à formação profissional para ter vistos
A procura de cursos profissionais em Portugal aumentou desde que o Governo anunciou mudanças na lei dos estrangeiros, por ser uma forma dos imigrantes entrarem no país e dos ilegais se regularizarem, além de proporcionarem formação, disse fonte do setor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta