Comentários: 0

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera que a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só será atingida em 2086, num documento que conclui que as trabalhadoras com filhos ganham, por norma, menos dinheiro.

"Ao ritmo atual, sem uma ação orientada, a igualdade de remuneração entre homens e mulheres não será atingida antes de 2086, ou num período de, pelo menos, 71 anos", refere a organização num documento, citado pela agência Lusa.

O objetivo da OIT é aborda as diferenças salariais ligadas à maternidade, por ocasião do Dia da Mulher, que se assinala domingo. Segundo a organização, a diferença salarial "persiste" para todas as mulheres, com ou sem filhos.

No geral, as mulheres ganham em média 77 por cento dos que os homens recebem. "A diferença de remuneração relacionada com a maternidade aumenta com o número de filhos.

Em muitos países europeus, por exemplo, ter um filho tem um efeito reduzido, mas as mulheres que têm dois filhos e, especialmente, as que têm três são fortemente penalizadas em termos salariais", refere a OIT. Nos países em desenvolvimento, os dados indicam que o sexo da criança pode influenciar, porque as meninas ajudam nas tarefas familiares e domésticas.

Apesar de mais países terem ratificado as normas internacionais do trabalho, a OIT avisa que as "mulheres ainda enfrentam discriminação frequente e desigualdade no trabalho". "Em muitas partes do mundo, as mulheres ocupam empregos desvalorizados e mal remunerados e têm menos acesso à educação, formação e recrutamento", refere a OIT.

A organização do trabalho salienta também que as mulheres têm um poder limitado em termos de negociação e tomada de posições e têm a responsabilidade pela maior parte do trabalho doméstico não remunerado. Atualmente, cerca de 50 por cento das mulheres trabalham, contra 77 por cento de homens.

Na União Europeia, as mulheres gastam 26 horas por semana em atividades domésticas, contra as nove horas despendidas pelos homens.

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta