Comentários: 0

Portugal é um dos países da Europa onde os rendimentos do trabalho menos valem, face aos ganhos com rendas, juros e lucros - habitualmente designados por rendimentos de capital. No final deste ano, os salários deverão pesar apenas 60% do PIB português, um valor menor do que a média europeia e o menor desde que o país vive em democracia, segundo dados da Comissão Europeia.

Pelo menos desde a década de 60 do século passado que o desequilíbrio entre rendimentos do trabalho e de capital não era tão acentuado em Portugal, segundo escreve o Notícias ao Minuto.

E tendência não á apenas portuguesa, garante por sua vez o Jornal de Negócios. Em todo o mundo ocidental, os números mostram uma redução da importância dos salários e um crescimento das rendas juros e lucros como fonte principal de rendimento dos cidadãos. 

A resposta poderá estar na evolução tecnológica, que apoia a expansão do capital e na ascensão dos mercados financeiros e da banca, setores que proporcionam fortes lucros e permitem viver com rendimentos elevados sem recurso a salários. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade