Ligação "excessiva" de políticos e banca afeta independência e supervisão

Há ·uma "·associação excessiva" entre o setor bancário e os políticos em Portugal que pode comprometer a supervisão bancária, conclui o estudo "As crises bancária e financeira de Portugal: consequências inesperadas da integração monetária", publicado no Journal of Economic Policy Reform. "A maioria dos últimos 19 ministros das Finanças tinha ligações aos três maiores partidos políticos", sendo que "74% deles tinha trabalhado anteriormente para bancos ou instituições financeiras".

O teu salário em Portugal vale cada vez menos, avisa a CE

Portugal é um dos países da Europa onde os rendimentos do trabalho menos valem, face aos ganhos com rendas, juros e lucros - habitualmente designados por rendimentos de capital. No final deste ano, os salários deverão pesar apenas 60% do PIB português, um valor menor do que a média europeia e o menor desde que o país vive em democracia, segundo dados da Comissão Europeia.

Só quem ganhou mais de 2.000 euros viu o salário aumentar em 2014

Só os trabalhadores por conta de outrem que ganharam mais de 2.000 euros por mês em 2014 tiveram aumentos salariais. Ou seja, as carreiras de chefia/funções altamente qualificadas foram as únicas que viram os salários aumentar no último ano. Em causa está o estudo da Egor Survey Salarial 2015, que concluiu que o salário médio caiu 51 euros desde 2011, altura em que a troika entrou no país.
Radiografia do dia: Evolução da emigração em Portugal desde 1960

Radiografia do dia: Evolução da emigração em Portugal desde 1960

Foram muitos os portugueses que se viram forçados a fazer as malas e a emigrar nos últimos anos. A Troika esteve no país entre 2011 e 2014. Durante esse período, deixaram o país, todos os dias, 260 pessoas. Neste gráfico podes ver a evolução da população nacional emigrada entre 1960 e 2010, bem como os “novos emigrantes”, ou seja, quem rumou a outros cantos do mundo entre 2007 e 2013.