
A flexibidade é uma das necessidades mais evidentes dos trabalhadores nos dias de hoje. A chamada revolução tecnológica veio mudar os métodos e hábitos de trabalho e, consequentemente, os espaços, como escritórios e lojas, também acabam por se alterar. Para ajudar-te a adaptar a esta nova realidade e que sejas mais feliz no teu posto de trabalho, aqui tens cinco dicas.
O guia, preparado pelo Dinheiro Vivo com base nas recomendações do arquiteto Francisco Vazquez, presidente e dono da 3g-office, mostra-te o que deverás ter em linha de conta no momento de organizares o espaço de trabalho.
1 - Observa
A observação permite fazer com que o processo se altere: em vez de serem os arquitetos a impor uma vontade são os trabalhadores a dar conta das necessidades e, com isso, reduz-se o risco de as mudanças serem feitas em vão.
2 - Constrói um espaço funcional
Antes os espaços desenhavam-se quase como um organigrama, os departamentos estavam em gabinetes fechados. Com a troca de informação atual, aliada à revolução tecnológica, a organização deverá ser feita com foco nas necessidades dos trabalhadores.
3 - Envolve as pessoas
A resistência à mudança é um dado adquirido e incontornável. Por isso, as alterações na estrutura física da empresa, deverão considerar o papel das pessoas que trabalham contigo nessa tarefa e o posto de trabalho deve ter a mobilidade constante em conta.
4 - Pensa que agora o trabalho é uma atividade
Agora, qualquer pessoa pode trabalhar fora do local de trabalho desde que tenha acesso à internet. Por isso, o posto de trabalho deve ter essa mobilidade constante em conta.
5 - Otimiza o espaço
Se as pessoas não precisam de tanto espaço para trabalhar, mas de um espaço mais funcional, talvez a tua empresa não precise de um escritório tão grande, mas sim mais funcional e adaptado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta