Buz: a nova marca de flex working e flex living do Castro Group
O Buz, uma nova marca de flex working e flex living, acaba de ser lançado pelo Castro Group, com a promessa de transformar o modo de trabalho e a vida em comunidade e apresentando uma abordagem inovadora aos espaços de trabalho e habitação.
Este mini frigorífico é ideal para refeições fora de casa
O trabalho faz parte da nossa vida — e sair de casa cedo, enfrentar trânsito e manter o bom humor até ao escritório já é um desafio por si só.
Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023
Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.
Novo regime de RNH está em vigor sem clarificar todos os beneficiários
O regime de residentes não habituais (RNH) terminou, tal e qual como o conhecemos, com a entrada em vigor do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). E deu lugar a outro benefício, bem mais restrito, para estrangeiros que pretendam viver em Portugal: o incentivo fiscal à investigação científica e inovação, que conta com novos beneficiários. Mas, ao que tudo indica, este novo regime fiscal substituto do RNH está em vigor sem que o Governo tenha clarificado quem são estes novos profissionais que podem beneficiar da taxa reduzida sobre os rendimentos em 2024. Em falta está a publicação de uma portaria que vem regular o novo incentivo fiscal à investigação e inovação, avança fonte oficial do IAPMEI ao idealista/news.
Espaços pivot, tecnologia e design: bem-vindos ao escritório do futuro... aqui e agora
A Tétris, empresa do Grupo JLL para a área de arquitetura e construção, acaba de lançar o Re-Imagine, um novo guia prático para ajudar as empresas a repensar o espaço de trabalho neste novo normal.
Guia para seres mais feliz no teu posto de trabalho
A flexibidade é uma das necessidades mais evidentes dos trabalhadores nos dias de hoje. A chamada revolução tecnológica veio mudar os métodos e hábitos de trabalho e, consequentemente, os espaços, como escritórios e lojas, também acabam por se alterar. Para ajudar-te a adaptar a esta nova realidade e que sejas mais feliz no teu posto de trabalho, aqui tens cinco dicas.
Aposta nas renováveis criará quase 20 mil postos de trabalho até 2020
O investimento nas energias renováveis promete voltar a acelerar, depois do abrandamento registado nos últimos três anos. Até 2020, esta área de negócio deverá criar em Portugal cerca de 18 mil postos de trabalho, o que representa um acréscimo de 40% face a 2013.
Construção: insolvências diminuem 17% e setor quer recuperar 70 mil postos de trabalho
O número de insolvências na construção e imobiliário diminuiu para quase metade em 2013, face a 2012 (diminuíram 17%), e o setor pretende recuperar 70 mil postos de trabalho este ano, se o Governo cooperar.
Destruição de emprego arrasa PME
As pequenas e médias empresas (PME) tiveram um peso de 87% na destruição de empregos que ocorreu em 2010 e em 2011, o que corresponde a menos 93.425 postos de trabalho.Segundo o jornal Público, a análise, que consta do relatório interministerial que fundamenta o novo banco do Estado, mostra não só a
chegada da troika levou à eliminação de 488 mil empregos
a destruição de emprego entre 2011 e 2014, período marcado pelo programa de ajustamento da troika, deverá saldar-se em 488 mil postos de trabalho na economia portuguesa, refere o governo no novo cenário macroeconómico preliminar ao orçamento do estado para 2014 (oe/2014)segundo o dinheiro vivo, que
salários voltam a baixar em portugal
os salários em portugal baixaram em 2013 pelo segundo ano seguido. segundo um estudo da consultora mercer, cerca de 31% das empresas congelaram os ordenados.
radiografia do dia: taxa de desemprego nos países da ue
o gráfico em cima indica qual foi, em julho, a taxa de desemprego nos 27 países-membros da união europeia (ue).
the edge group investe 100 milhões em dois centros comerciais
a holding de investimentos the edge group, de josé luís pinto basto e miguel pais do amaral, vai investir 100 milhões de euros em dois novos centros comerciais, localizados em setúbal – setúbal center, que terá 20,6 mil m2 – e carnaxide – forte center, que terá 14 mil m2.
despedimentos com mesmas regras no estado e no privado
os funcionários públicos que venham a ser despedidos vão ter as suas indemnizações calculadas com base nas mesmas regras que já hoje se aplicam ao sector privado.
casais desempregados aumentam 63% num ano
o número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados aumentou 67,3% em abril face ao mesmo mês de 2012, para 13.176.
portugal perde 535 empregos todos os dias
o instituto nacional de estatística (ine) confirmou que o produto interno bruto (pib) contraiu 3,8% no último trimestre do ano passado, tendo encolhido 3,2% no total de 2012.
taxa de desemprego sobe para 16,4% no próximo ano
o governo reviu em alta a previsão para a taxa de desemprego no próximo ano. a quebra no emprego também vai ser maior que o previsto inicialmente.
desapareceram mais de dois mil postos de trabalho em duas das maiores construtoras nacionais
a teixeira duarte e a soares da costa reduziram em mais de 2.100 o número de colaboradores num ano.
construção perde 90 postos de trabalho por hora (gráficos)
o sector da construção é um dos mais afectados pela crise. a comprová-lo estão números e dados que dão conta de que a actividade das empresas de construção está a afundar-se dia após dia.
zona euro pode perder mais 4,5 milhões de postos de trabalho
os 17 países da zona euro podem perder mais 4,5 milhões de postos de trabalho nos próximos quatro anos, caso se mantenham as políticas de austeridade levadas a cabo pelos governos.