Comentários: 0
Cerca de 91.000 desempregados deixam de ter corte de 10% no subsídio
John Simitopoulos/Unsplash

Os cerca de 91.000 beneficiários do subsídio de desemprego vão deixar de ter o corte de 10% que estava a ser aplicado após seis meses de atribuição já a partir do primeiro mês do próximo ano. O fim do corte abrange os atuais e futuros desempregados.

“O número de beneficiários abrangidos pelo fim do corte de 10% no subsídio de desemprego será de 91.000 no mês de janeiro", revelou fonte oficial do ministério de Vieira da Silva à Lusa. O fim do corte, proposto pelo PCP e pelo BE e aprovado durante o debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), terá uma despesa de cerca de 40 milhões de euros.

"O processamento do pagamento do subsídio de desemprego no mês de janeiro já será feito sem o corte dos 10%", adiantou a mesma fonte. De recordar que o corte, aplicado após seis meses a receber subsídio de desemprego, foi introduzido pelo anterior Governo, no tempo da Troika.

Segundo as estatísticas da Segurança Social mais recentes, o número de beneficiários de prestações de desemprego em outubro ascendeu a 180.164 pessoas, existindo 146.226 cidadãos a receber subsídio de desemprego.

Desemprego cai para 8,5% em setembro

A taxa de desemprego do passado mês de setembro “situou-se nos 8,5%, menos 0,3% que no mês anterior e menos 0,6% em relação a três meses antes”, segundo a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor representa uma revisão de -0,1% face à estimativa provisória divulgada há um mês e ter-se-á de “recuar até abril de 2008 para encontrar uma taxa tão baixa quanto esta”, constata o INE. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade