Comentários: 0
Desemprego baixa para 8,8% e um quarto dos desempregados passam a ter trabalho
The Stocks

A taxa de desemprego caiu para 8,8% no segundo trimestre de 2017,  contra os 10,1% do primeiro trimestre, ficando assim ao nível do valor registado no primeiro trimestre de 2009. Na base desta recuperação, revelada pelos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) está a criação expressiva de emprego entre abril e junho, período em que foram criados mais de 100 mil postos de trabalhos em termos líquidos. Nos últimos três meses, 25,6% dos desempregados passaram a empregados. Ou seja, cerca de uma em cada quatro pessoas que andavam à procura de trabalho, encontraram.

Os dados do INE expressam que esta melhoria dos números do desemprego foi conseguida ao mesmo tempo que a população ativa aumentou. Tal como explica o ECO, a taxa de desemprego não caiu à conta das pessoas que desistiram de procurar emprego, deixando por essa via de ser consideradas desempregadas. Pelo contrário: a população que participa no mercado de trabalho — que quer trabalhar — cresceu, tanto em termos trimestrais, como em termos homólogos. De um trimestre para o outro, a população ativa aumentou 0,8% e em termos homólogos subiu 1,2%.

Apesar de não terem sido sobretudo os jovens a encontrar trabalho, frisa o jornal, a taxa de desemprego das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos também diminuiu. No segundo trimestre deste ano ficou em 22,7%, abaixo dos 25,1% registados nos primeiros três meses de 2017 e dos 26,9% no segundo trimestre de 2016.

O desemprego de longa duração caiu para 5,2%, quando nos primeiros três meses de 2017 estava em 6% e há um ano em 6,9%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta