O novo simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA), que permite calcular o valor da pensão, vai ser apresentado esta sexta-feira (1 de fevereiro de 2019) e já está disponível para mais de 40% dos funcionários públicos que descontam para a CGA.
Através deste novo simulador automático, o subscritor fica a saber o valor ilíquido da sua pensão na data a partir da qual terá direito a reformar-se sem qualquer corte – poderá também fazer simulações para uma data à sua escolha –, escreve a Lusa, salientando que numa primeira fase o simulador vai estar disponível apenas para os funcionários públicos que entraram na administração pública e se tornaram subscritores da CGA até 31 de agosto de 1993.
Em causa estão, segundo o diretor Central da CGA, Vasco Costa, cerca de 200 mil pessoas, ou seja, 40% do universo de 450 mil subscritores ativos.
Como funciona?
Para se conseguir usar o simulador é necessário estar registado na CGA Direta. Este registo é obrigatório para que seja gerada uma ‘password’ que será enviada, pelo correio, para casa do trabalhador.
Ë fundamental, por isso, que os funcionários tenham em atenção a atualização de dados e verificarem se a morada que consta nos registos da CGA corresponde à atual.
De referir que o simulador foi desenhado para calcular a pensão de acordo com os vários regimes de aposentação atualmente disponíveis, ou seja, na idade legal de acesso à reforma, antecipada com cortes ou ainda antecipada ao abrigo do regime das carreiras longas. É igualmente possível fazer uma simulação para o momento em que se atinge o limite de idade para a aposentação (70 anos).
Para poder comentar deves entrar na tua conta