Comentários: 1
Portugal na cauda da Europa: só há 16,2% de mulheres em cargos de direção nas empresas
Fórum Económico Mundial

Os dados remontam a dezembro de 2019 mas são esclarecedores. Em Portugal, apenas 16,2% de mulheres ocupam cargos de direção nas empresas. Bem menos, por exemplo, que em França (43,4%), Itália (34%) e Espanha (22%). Em causa estão dados que constam no Relatório Mundial sobre a Desigualdade de Género de 2020, realizado pelo Fórum Económico Mundial.

Segundo o mesmo, o tempo necessário para eliminar a desigualdade de género diminuiu para 99,5 anos em 2019 face a 2018. Uma melhoria que se deve sobretudo ao aumento significativo no número de mulheres na política. 

“A desigualdade política entre homens e mulheres demorará 95 anos para ser eliminada, em comparação com os 107 anos do cálculo do ano passado. Em 2019, a nível mundial, as mulheres ocupam agora 25,2% dos lugares no Parlamento e 21,2% dos cargos ministeriais, em comparação com 24,1% e 19%, respetivamente, no ano passado”, conclui o relatório.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Francisco Gonçalves
6 Março 2020, 18:40

No meu entender, quotas para mulheres são o antagonismo de mérito, tratamento preferencial a mulheres nos acessos a discotecas e afins, só pode ser um tratamento paternalista e por isso mesmo, contra a igualdade.
Igualdade entre géneros nas oportunidades, oportunidade nos direitos tudo bem.
Regras onde existem princípios de vantagem para um dos géneros certamente não é promover a igualdade, antes pelo contrário.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade