Diferença salarial entre mulheres e homens na UE

Mulheres recebem em média menos 13% que os homens na UE

A desigualdade salarial entre homens e mulheres é ainda uma realidade um pouco por todo o mundo, e os números mais recentes do Eurostat, publicados precisamente a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, confirmam isso mesmo, apesar da diferença estar a diminuir. Ainda assim, em 2020, as mulheres receberam, em média, menos 13% do salário bruto por hora que os homens. Em Portugal, a diferença é inferior face à verificada na média dos países da União Europeia (UE), sendo, no entanto, de 11,4%.
Violência de género contra as mulheres em Portugal

Maioria das mulheres em Portugal diz que violência de género aumentou

Nove em cada dez mulheres portuguesas (90%) considera que houve um “aumento na violência física e emocional contra mulheres no seu país”, um número superior ao verificado na média europeia (77%). Apenas na Grécia a percentagem é superior (93%). Esta é uma das conclusões a retirar de um Eurobarómetro em que foram entrevistadas apenas pessoas do sexo feminino – cerca de mil em cada país da União Europeia (UE) – e que traça um retrato do impacto da pandemia na vida das mulheres. O Dia Internacional da Mulher celebra-se esta terça-feira, dia 8 de março de 2022. 
Pandemia ameaça aumentar desigualdades entre mulheres e homens, alerta FMI

Pandemia ameaça aumentar desigualdades entre mulheres e homens, alerta FMI

A pandemia de Covid-19 ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género, que persistem após 30 anos de progresso. O alerta foi dada esta terça-feira (21 de julho de 2020) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), num 'post' do blogue da entidade, assinado pela diretora-geral Kristalina Georgieva e pelas economistas Stafania Fabrizio, Cheng Hoon Lim e Marina M. Tavares.
Quem anuncia mais imóveis online, homens ou mulheres?

Quem anuncia mais imóveis online, homens ou mulheres?

A responsabilidade de vender ou arrendar um imóvel é uma tarefa que está a cargo sobretudo dos homens. Os números constam de um estudo realizado pelo idealista e são esclarecedores: 39,5% dos anúncios de particulares – não profissionais – publicados no site são submetidos por mulheres, ou seja, dois em cada cinco anúncios imobiliários.