
Que países reúnem as melhores condições para gozar da melhor forma possível a merecida reforma, depois de anos e anos a trabalhar? O top oito é liderado por Portugal, com uma pontuação de 87,4, numa escala de 0 a 100. México e Panamá ocupam, por esta ordem, o segundo e terceiro lugares do pódio. Em causa está um ranking realizado todos os anos pelo portal International Living.
O World Retirement Index, como se intitula o estudo, analisa 16 países, tendo em conta o clima que têm, o custo de vida, a segurança, a cultura, o estilo de vida e a oferta de saúde e outros serviços, entre outros fatores. Equador, Costa Rica, Espanha, Grécia e França, por esta ordem, completam o top oito da lista, como é possível constatar na imagem.
Atualmente a idade da reforma em Portugal está nos 66 anos e tem dependido da evolução da esperança média de vida, no entanto, se já tens 60 anos ou mais e pelo menos 40 anos de descontos para a Segurança Social, poderás pedir a reforma antecipada. A pensão de velhice poderá, contudo, sofrer uma penalização.
A verdade é que depois de entrares na reforma terás mais tempo livre para te dedicares às coisas que gostas ou para descobrir novas paixões. Poderás, também, sentir necessidade de “fugir” para um lugar onde possas viver o descanso como deve de ser e começar a fundo uma nova etapa da tua vida. Clica neste link para descobrires casas à venda, ou quintas, desde 65.000 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta