Melhores e piores países para reformados

Os melhores (e piores) sistemas de pensões do mundo são…

Que país tem o melhor sistema de reformas/pensões do mundo? O primeiro lugar é ocupado por Países Baixos, que destronou a Islândia, que ocupa, agora, a segunda posição do ranking. Em causa está um índice global anual realizado pela Mercer. A completar o pódio encontra-se a Dinamarca. 
Portugal é o melhor país do mundo para uma pessoa se reformar

Adeus trabalho: Portugal é o melhor país para viver a reforma

Que países reúnem as melhores condições para gozar da melhor forma possível a merecida reforma, depois de anos e anos a trabalhar? O top oito é liderado por Portugal, com uma pontuação de 87,4, numa escala de 0 a 100. México e Panamá ocupam, por esta ordem, o segundo e terceiro lugares do pódio. Em causa está um ranking realizado todos os anos pelo portal International Living.
Melhores países para entrar na reforma

Pedir a reforma em 2022? Estes são os melhores países...

A população mundial está a envelhecer, sendo que a OCDE prevê que 30% das pessoas terão pelo menos 65 anos até 2050. A verdade é que a capacidade dos países em lidar com o maior peso da população idosa colocará mais pressão e maiores desafios a muitas economias. Por falar em envelhecimento da população, importa saber quais são os melhores países para uma pessoa se reformar em 2022.
Pensionistas em Portugal

Atenção pensionistas: idade média de reforma sobe para 65 anos e meio

A idade média dos novos reformados de velhice na Segurança Social (SS) subiu em 2021 para 65 anos e meio, ficando mais perto da idade legalmente exigida (66 anos e meio). Em causa estão dados que constam do relatório sobre a sustentabilidade financeira da SS, que foi divulgado com a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).
Este país não é para velhos? O que esperar das pensões em Portugal

Este país não é para velhos? O que esperar das pensões em Portugal

Esta é uma discussão antiga. Irá a Segurança Social (SS) falir? Terão os portugueses direito à sua mais que merecida reforma. Em tempos de crise, com a inflação a bater recordes, o tema volta a dar que falar. O primeiro-ministro António Costa já disse, de resto, que nunca aceitará colocar em causa a sustentabilidade do sistema de SS, salientando, no entanto, que era impossível suportar maiores aumentos das pensões. Uma coisa é certa: com o passar dos anos, seremos menos e mais velhos na Europa, sobretudo em Portugal. O que terá impacto, claro, nas reformas. 
António Costa promete defender futuro da Segurança Social

António Costa promete defender futuro da Segurança Social

O secretário-geral do PS afirmou este domingo (11 de setembro de 2022) que nunca aceitará colocar em causa a sustentabilidade do sistema de Segurança Social, mesmo que leve “pancada” da oposição, e defendeu que era impossível suportar maiores aumentos das pensões. Esta posição foi transmitida por António Costa na parte final do longo discurso que proferiu no comício de 'rentrée' do PS, no mercado de Santana, em Leiria, depois de ter reiterado a promessa de que entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 haverá um novo aumento das pensões.
Cuidados a ter na subscrição de poupanças pela internet

Subscrever poupanças pela internet? Dicas e cuidados a ter

A literacia financeira dos portugueses está bastante abaixo da média mundial, um cenário que não é de agora e que tenderá a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, que está a evoluir à boleia da tecnologia. No artigo desta semana da Deco Alerta abordamos os cuidados a ter na subscrição de poupanças, nomeadamente através da internet, e damos algumas dicas a ter em conta sobre este tema. Toma nota.