Projeções do ManpowerGroup apontam para um aumento de 7% nas previsões de contratação de trabalhadores neste setor de atividade.
Comentários: 0
Empresas imobiliárias estão a contratar colaboradores
Foto de Gabrielle Henderson na Unsplash

O cenário é de incerteza, devido à alta taxa de inflação, à perda de poder de compra e ao aumento da taxa de juros, entre outros fatores, mas é de esperar uma evolução positiva nas perspetivas de contratação das empresas nacionais no segundo trimestre de 2023. No caso do setor das Finanças e Imobiliário, um dos nove analisados no ManpowerGroup Employment Outlook Survey, as projeções apontam para um aumento de 7% nas previsões de contratação de trabalhadores

A confirmar-se, trata-se, no entanto, de uma queda de 11 e 18 pontos percentuais face ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado, respetivamente, refere o ManpowerGroup em comunicado. 

“Os empregadores dos nove setores analisados em Portugal esperam aumentar as suas equipas no segundo trimestre do ano, e cinco destes registam sinais de maior dinamismo nas intenções de contratação, face aos primeiros meses de 2023. Por outro lado, oito dos setores reduzem as suas projeções face ao período homólogo de 2022”, lê-se na nota. 

Segundo o relatório, os Serviços de Comunicação, que incluem telecomunicações e media, apresentam as perspetivas mais robustas, com uma projeção para a Criação Líquida de Emprego de +35%. Seguem-se na lista os setores das Tecnologias da Informação (+32%) e de Energia e Utilities (+29%), que ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente.

Empresas esperam contratar colaboradores no segundo trimestre
ManpowerGroup

Só 50% dos empregadores esperam manter colaboradores

“Embora 50% dos empregadores esperem manter, no próximo trimestre, o seu atual número de colaboradores, 32% pretendem recrutar, face a 16% que anteveem reduzir as suas equipas”, conclui o estudo do ManpowerGroup, que revela uma projeção para a Criação Líquida de Emprego de +16% para o segundo trimestre de 2023, um valor já ajustado sazonalmente e que reflete uma subida de 4 pontos percentuais face ao primeiro trimestre. 

“No entanto, esta projeção traduz ainda uma descida considerável de 13 pontos percentuais, quando comparada com o período homólogo de 2022, quando Portugal começava a sair do contexto da crise pandémica. Estes valores posicionam Portugal abaixo da média Global e da região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África), com apenas oito países deste território a terem perspetivas de contratação mais pessimistas, entre os quais, Espanha, Grécia e Hungria”, adianta o ManpowerGroup. 

Para a realização deste estudo trimestral foram entrevistados mais de 38.000 empregadores, em 41 países e territórios. Os resultados completos do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o segundo trimestre de 2023 podem ser consultados neste link.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta