Remuneração média bruta subiu 6,1%. Mas ajustado à inflação, o salário médio real cresceu menos, revela INE.
Comentários: 0
Salário médio em Portugal
INE

O mercado de trabalho continua resiliente em Portugal. O Instituo Nacional de Estatística (INE) contabilizou 4,8 milhões de trabalhadores no setor público e privado em setembro, mais 2,5% do que no mesmo período do ano passado. E o salário médio bruto também está a aumentar (+6,1%). Mas quando ajustada à inflação, a subida das remunerações cai para 3,8%.

“Em setembro de 2024, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,1%, passando de 1.441 euros em setembro de 2023 para 1.528 euros um ano depois”, começa por explicar o INE. Mas esta variação foi inferior à observada em junho de 2024 (6,5%).

Os dados do INE divulgados esta quinta-feira, dia 14 de novembro, revelam que este aumento salarial continua a ser travado pelo crescimento generalizado dos preços. Ajudando à inflação – que foi de 2,2% no trimestre terminado em setembro -, o salário médio total dos trabalhadores subiu apenas 3,8%.

Ainda assim, o instituto destaca que “em relação ao trimestre terminado em junho de 2024, assistiu-se a uma desaceleração dos preços (de 2,7% para 2,2%) e a uma aceleração das remunerações reais (por exemplo, de 3,4% para 4,1% no caso das remunerações base)”.

De notar que estes resultados abrangem 4,8 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações, mais 2,5% do que no mesmo período de 2023.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta