Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Bolsa de Terras com 28 hectares para arrendar para exploração agropecuária

Candidaturas abertas para terrenos em áreas agrícola, pecuária ou pastorícia, localizados no município de Mangualde, distrito de Viseu.

Photo by no one cares on Unsplash
Photo by no one cares on Unsplash
Autor: Redação

A COAPE - Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde, em parceira com o Município de Mangualde, está a promover uma nova fase de candidaturas para a atribuição de terrenos para exploração agropecuária. São mais de 28 hectares de terrenos, em áreas agrícola, pecuária ou pastorícia, que neste momento estão sem utilização e que, através da Bolsa de Terras, passam a estar disponíveis para exploração por via do arrendamento direto.

Os terrenos disponíveis situam-se em Mangualde, nas freguesias de Santiago de Cassurrães, Mesquitela e Cunha Alta, Cunha Baixa; Fornos de Algodres, na freguesia de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão; Nelas, na freguesia de Senhorim.

Segundo é explicado no aviso oficial deste processo (N.º 02/2020), sem que sejam revelados valores de arrendamento dos terrenos em causa, as candidaturas à atribuição de terrenos da Bolsa de Terras serão hierarquizadas de acordo com as seguintes prioridades:

  1. Residentes na área social da COAPE;
  2. Não residentes, mas naturais da área social da COAPE;
  3. Jovens agricultores em primeira instalação, conforme definição do PDR2020;

Em caso de igualdade de prioridades, segue-se a ordem de inscrição na Bolsa de Terras (Ponto 4.), da mais antiga para a mais recente (dando-se primazia à inscrição mais antiga). 

Os interessados no arrendamento de terrenos devem formalizar a intenção de concorrer até 14 de julho para cideca@coape.pt, indicando o nome completo, número de contribuinte, data de nascimento, morada e naturalidade.

Posteriormente serão contactados individualmente para a realização de visitas aos terrenos disponíveis, em data a designar. A formalização das candidaturas decorrerá entre os dias 20 a 22 de julho (Consulte as condições neste link). E a sessão pública de atribuição dos terrenos terá lugar no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, no dia 24 de julho de 2020, às 14h00.