Comentários: 0
Oslo pode vir a ser (em 2019) a primeira capital europeia sem carros...
wikimedia_commons

E se, em 2019, deixassem de circular carros no centro de Oslo, capital da Noruega? O plano da nova direção municipal da cidade, que visa reduzir a poluição por monóxido de carbono, fará com que Oslo seja a primeira capital europeia a ter uma proibição permanente para a circulação de veículos.

Queremos um centro livre de carros”, disse Lan Marie Nguyen Berg, do Partido Verde (PV), citado pela Reuters. “Queremos tornar tudo melhor para pedestres e ciclistas. Será melhor para o comércio e para todos”, acrescentou a responsável do PV, que com o Partido Trabalhista e o Partido da Esquerda Socialista compõe a coligação que dirige agora o município.

Segundo o Público, no âmbito do plano do município, está prevista a construção de 60 quilómetros de ciclovias até 2019, sendo que também se pretende investir no sistema de transporte público. Os autocarros e os elétricos vão continuar a circular no centro de Oslo e serão estabelecidas normas de transporte de pessoas com problemas de mobilidade e de produtos destinados às lojas na capital.

Confirmando-se, vão deixar de circular no centro da cidade cerca de 350 mil viaturas. De referir que em Lisboa, por exemplo, há limitações ao trânsito temporárias ou a determinadas viaturas. Desde 15 de janeiro que os carros com matrículas anteriores a 2000 estão impedidos de circular na zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa. Já os carros com matrículas anteriores a 1996 estão proibidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta