
Chama-se MCity e está localizada no campus universitário da University of Michigan’s Mobility Transformation Center, na University of Michigan (EUA). Trata-se de uma cidade artificial que custou cerca de dez milhões de dólares (9,1 milhões de euros) e que tem como objetivo testar carros autónomos.
Esta falsa cidade tem 130.000 m2 e dispõe, entre outras coisas, de semáforos, passadeiras, ciclovias e rotundas. Até réplicas de edifícios – e fachadas – há na MCity. Só não há é pessoas.



Oslo pode vir a ser (em 2019) a primeira capital europeia sem carros...
E se, em 2019, deixassem de circular carros no centro de Oslo, capital da Noruega? O plano da nova direção municipal da cidade, que visa reduzir a poluição por monóxido de carbono, fará com que Oslo seja a primeira capital europeia a ter uma proibição permanente para a circulação de veículos.
Todos os dias são comprados 553 carros
Entre janeiro e julho, os portugueses compraram 553 carros por dia (116.200 ao todo), mais 29,2% que nos primeiros sete meses do ano passado. As vendas estão, no entanto, a desacelerar, tendo aumentado apenas 9,7% em julho. Apenas porque em junho subiram 32,8% face ao período homólogo.
"A IA não pode substituir o melhor do nosso trabalho: pensar e criar"
Vinte e cinco anos depois de Massimiliano Fuksas, outro italiano está à frente da Bienal de Arquitectura de Veneza. Carlo Ratti, arquiteto e engenheiro de renome internacional, e professor no MIT de Boston, onde dirige o Senseable City Lab, é o curador da última edição da Mostra, que estará aberta em Veneza até 23 de novembro de 2025. Nesta entrevista ao idealista/news, Ratti abordou os temas mais importantes da Bienal deste ano, explicando também o papel do arquiteto numa sociedade cha
Portugal sobe no ranking da inovação - mas há desafios por vencer
Portugal ocupa a 16.ª posição entre os 27 países da União Europeia no European Innovation Scoreboard 2025, alcançando um índice de 90,7%, o que representa um avanço de três pontos face a 2024. Embora classificado como Inovador Moderado, o país tem vindo a aproximar-se da média comunitária, mas ainda enfrenta desafios estruturais no investimento privado em I&D e capital de risco. A nível europeu, a média da UE situa-se nos 112,6%, tendo registado uma ligeira queda de 0,4 pontos
MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal
A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
Portugal é um dos destinos europeus mais atrativos para data centers
O stock de data centers na Europa e no Médio Oriente (EMEA) registou, durante o primeiro trimestre de 2025, um aumento de 11% face ao ano anterior, atingindo as 2.641 unidades ativas. Em termos de capacidade total de energia, isto representa 10.850,71 MW.
Plataforma MLS estreia-se em Portugal: quer transformar o imobiliário
A plataforma MLS (Multiple Listing Service) chegou a Portugal e pretende revolucionar a forma como os profissionais do imobiliário operam no país, distinguindo-se por ser “colaborativa e permitir a partilha de informações para maior eficiência e transparência no setor”. O lançamento oficial aconteceu durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), realizado entre 10 a 12 de abril, em Lisboa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta