Apple Pay já funciona em Portugal: como e onde usar a nova forma de pagamentos

O Apple Pay já “aterrou” em Portugal. A nova solução do gigante da maçã vem concorrer com os meios de pagamento da banca tradicional, mas também com o MB Way. Na prática, vai ser possível pagar uma compra no supermercado com o relógio, tablet ou telemóvel. Para já, a funcionalidade está disponível aos clientes da Mastercard com contas no Crédito Agrícola ou nos bancos digitais Revolut, N26 e Monese.
Mas o que é, afinal, o Apple Pay? Trata-se de um serviço de pagamentos digitais, que permite pagar produtos e serviços – por exemplo, comprar online, mas também fazer comprar numa loja física. Neste último caso bastará aproximar o telemóvel e “já está”.
A funcionalidade só vai estar disponível, porém, para quem tenha um dispositivo da marca, como um iPhone, um iPad, um Apple Watch ou um computador Mac.
Como aderir e usar
A adesão é gratuita e simples. Para fazê-lo só precisarás de seguir quatro passos:
- Abrir a aplicação Wallet.
- Carregar no botão azul “+”.
- Escolher o banco.
- Seguir as instruções que forem dadas.
E como se fazem os pagamentos? Se fizeres uma compra online, e escolheres o método de pagamento “Apple Pay”, irás receber uma notificação para confirmar a compra. É possível fazê-lo utilizando o Touch ID (impressão digital), Face ID (reconhecimento facial), ou então através da password ou do pin do equipamento.
“Quando fizeres compras na internet com o Safari no iPhone, iPad ou Mac, podes usar o Apple Pay sem ter de criar contas nem preencher formulários”, lembra a marca, no site dedicado ao tema.
No caso das lojas físicas poderás utilizar o Apple Pay onde vires estes símbolos:
Só terás de autorizar o pagamento e aproximar o dispositivo junto do terminal de pagamentos.
Um método que garante segurança e privacidade
A privacidade e segurança são algumas das vantagens desta nova solução. A marca explica que, quando se faz uma compra, o Apple Pay utiliza um número específico para o dispositivo e um código de transação único. Desta forma, o número do cartão nunca é armazenado no dispositivo nem nos servidores da Apple. E quando se faz o pagamento, os números do cartão nunca são partilhados pela Apple com os comerciantes.
Na prática, ao pagar com um cartão de débito ou pré‑pago, o Apple Pay não mantém informações das transações que possam ser associadas ao utilizador.
O Apple Pay funciona com cartões de débito e pré‑pagos destes bancos nacionais: