Fazer compras com cartão

Comprar em segurança com cartão: dicas que reduzem o risco de fraude

Fazer compras e pagar com cartão, de débito ou crédito, é algo que passou a fazer cada vez mais parte do dia a dia, havendo cada vez menos pessoas, sobretudo entre os mais jovens, que têm “dinheiro vivo” consigo. Mas há que ter cuidado na hora de fazer pagamentos com cartões, de forma a evitar “esquemas” e fraudes. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Euro digital vai chegar em 2023: o que é e como funciona?

O mercado de capitais está a mudar. Os criptoativos chegaram e envolveram por completo o meio financeiro no universo digital. E, hoje, a rapidez, anonimato, segurança e menores custos dos criptoativos têm atraído cada vez mais pessoas a investir, embora estes negócios também apresentem os seus riscos. Para entrar neste meio, o BCE está a desenvolver o euro digital, que deverá ser emitido em setembro de 2023. Explicamos tudo neste artigo.
Multibancos

AdC acusa SIBS de abuso de posição dominante no setor dos pagamentos

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quarta-feira, dia 28 de junho, a SIBS de abuso de posição dominante no setor dos pagamentos, por fatos ocorridos entre pelo menos fevereiro de 2019 e outubro de 2021. Já a SIBS garante que a acusação “não tem qualquer fundamento” e diz-se surpreendida por a comunicação ter sido feita quando ainda correm prazos de resposta.
MB Way: “Limites nas comissões são vitória para os consumidores”, diz Deco

MB Way: “Limites nas comissões são vitória para os consumidores”, diz Deco

O Parlamento aprovou na quinta-feira (23 de julho de 2020), em votação final global, o fim de várias comissões bancárias no MB Way, na rescisão e renegociação de crédito e, em novos contratos, o fim do processamento de prestação. Trata-se de “uma rotunda vitória para os consumidores”, revela a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, referindo-se aos limites nas comissões do MB Way.