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Apagão tecnológico mundial: fornecedor de internet Fastly diz já ter resolvido falhas

Serviços do The New York Times, The Guardian, Financial Times ou Le Monde, mas também da plataforma Amazon, foram afetados.

Fornecedor de internet Fastly diz ter resolvido falha que afetou portais em todo o mundo
Lusa
Autor: Lusa

O fornecedor de serviços de internet norte-americano Fastly diz ter identificado e resolvido as falhas que deixaram dezenas de portais em todo o mundo sem serviço esta terça-feira, 8 de junho de 2021.  "A nossa rede global volta a estar em linha. Identificou-se o problema e aplicou-se uma solução. Os clientes podem ter uma maior carga à medida que regressem os serviços globais", refere a companhia no portal oficial.

Os problemas nas páginas de meios de comunicação social, redes sociais e plataformas de compras em rede começaram por volta das 11h00 sendo que minutos antes a Fastly publicava um aviso sobre "impactos" nos serviços CND (canais de distribuição de conteúdos).  Às 11h44 a empresa indicava que o problema tinha sido identificado e que estava a encontrar uma solução. 

Finalmente, às 11h57 a companhia dizia ter resolvido a falha, mas advertia que alguns clientes podiam estar a ter "problemas de carga mais lenta" nas páginas de internet. Minutos depois, através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter, a Fastly explicava que tinha sido identificada uma configuração de serviço que provocou interrupções nos POP (milhares de pontos de presença) a nível mundial.

"Desativamos essa configuração. A nossa rede global volta a estar em linha", referia a mensagem.  Entre outros, estiveram afetados os serviços das publicações digitais dos jornais The New York Times, The Guardian, Financial Times e Le Monde, além da plataforma Amazon. 

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