Comentários: 0
Ruínas da fábrica do sabão Floral convertidas no maior espaço de eventos com vista para o Douro
Grupo Pestana

As ruínas da antiga fábrica de sabão Floral vão ser reconvertidas numa unidade hoteleira de cinco estrelas e ali vai também nascer o "maior espaço de eventos” da cidade do Porto, com vista privilegiada sobre o rio Douro. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do Grupo Pestana, ao lado da atual Pousada Pestana Palácio do Freixo, com abertura prevista para dezembro de 2019.

O novo empreendimento turístico vai nascer no início da entrada da marginal de Valbom, numa antiga fábrica que se encontrava muito degradada e desaproveitada. Apesar da proximidade da Pousada do Freixo, o Pestana Douro Hotel fica já localizado no concelho de Gondomar.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do Pestana Douro Hotel, Luís Castanheira Lopes, administrador do Grupo Pestana, destaca que “esta sala de eventos terá uma área de 700 m2 e um pé direito duplo” e será um “espaço marcante”, que ocupará o rés do chão do edifício mais próximo do Rio Douro, estando "em zona de leito de cheia, o que permite apenas um tipo de utilização temporária e sazonal”.

Ao idealista/news o gestor explicou que a nova unidade hoteleira - com 165 unidades de alojamento, entre quartos e suítes - vai permitir “complementar a atividade da pousada, ampliando a oferta do Palácio do Freixo e do edifício da antiga Moagens Harmonia”.

O projeto de arquitetura do Pestana Douro Hotel é de David Sinclair, e tem previsto duas piscinas, interior e exterior, um spa e um restaurante.

Imóvel emblemático acolhe primeiro hotel de Gondomar

"Trata-se de um imóvel emblemático e que está em ruínas há duas décadas. Também constituía uma preocupação para a câmara, mas felizmente resolveu-se o problema, com um investimento importante", destaca Marco Martins, presidente do município de Gondomar.

O autarca enfatizou ainda a importância do investimento para o concelho. “Este projeto é uma alavanca para promover Gondomar e para criar emprego”, sendo que a nova unidade tem prevista a criação de 100 postos de trabalho.

Este fato levou a autarquia a acarinhar o projeto, que teve início “há cerca de dois anos e meio”, e foi aprovada por unanimidade, em reunião de câmara, com uma redução de taxas de licenciamento, ao abrigo do regulamento municipal de inventivos ao investimento.

“O grupo vai pagar 25 mil euros pelo licenciamento e outras taxas municipais, poupando 68 mil euros”, destaca Marco Martins.

Ligação pedonal com o Porto

O Pestana Douro Hotel permite ainda revitalizar a zona do Freixo, prolongando “o projeto pedonal e a ligação com o Porto”, destaca o autarca.

O hotel será o primeiro, de três previstos para Gondomar, sendo que o concelho, atualmente, não tem nenhum. “Em breve poderá iniciar-se a construção de uma segunda unidade próxima, localizada também junto ao Douro”, revela Marco Martins.

Com esta nova unidade, o grupo madeirense, criado por Dionísio Pestana, está perto de atingir uma centena de hotéis, tendo em marcha um plano de expansão até 2020, onde se integram também aberturas internacionais em Nova Iorque, Amesterdão ou Madrid.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta