Obras na ponte 25 de Abril arrancam “ainda este ano”, garante Governo

Obras na ponte 25 de Abril arrancam “ainda este ano”, garante Governo
GTRES

As obras na ponte 25 de Abril, em Lisboa, vão arrancar ainda este ano, garante o Governo. A infraestrutura vai ser alvo de trabalhos de manutenção durante dois anos, orçados em 18 milhões de euros, que vão obrigar a cortes de trânsito. As propostas dos empreiteiros já chegaram e há já uma proposta de seleção da empresa de acompanhamento em cima da mesa.

"Foi feita a escolha da empresa que apresentou a proposta melhor” para a monitorização da empreitada, estando agora “em fase de audiência prévia” dos interessados nesse concurso, revelou o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na comissão parlamentar de Economia e Inovação.

Publicidade

Dado o estado do processo, e apesar de ainda não ter sido escolhido a empresa que vai fazer a intervenção na infraestrutura, “mantemos a perspetiva de que a obra se possa iniciar ainda este ano”, ou então “no início de 2019, como previsto no calendário”, referiu o governante citado pela Lusa, salientando que “a obra está segura e continuará a estar segura”.

A ponte, que regista mais de 100 milhões de utilizações anuais, continua a ser monitorizada pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o que já acontece “há vários anos”, de acordo com Pedro Marques, mesmo antes da divulgação de um relatório no início deste ano que denunciou a existência de fissuras na infraestrutura.

Depois da divulgação desse relatório do IST em janeiro passado, tal como recorda a agência de notícias, o executivo autorizou em março deste ano a intervenção na ponte, a ser feita pela Infraestruturas de Portugal (IP), notou o responsável.

Para poder comentar deves entrar na tua conta