Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

São Miguel lança concurso para construção de casas a custos controlados

Autor: Redação

O Governo Regional dos Açores decidiu lançar um concurso para a construção de 76 habitações, de tipologias T3 e T4, a custos controlados nas freguesias de São Vicente Ferreira, Fenais da Luz e Arrifes, todas na Ilha de São Miguel. Além destes empreendimentos, o executivo tem projetos para construção também em Fajã de Cima, São Roque, Feteiras, Santa Clara e Maia. E vai lançar programa para apoiar a reabilitação.

A necessidade de promover habitação na capital açoriana é o motivo de base apontado pelo Governo regional para justificar o seu envolvimento no lançamento de empreendimentos imobiliários. 

Citado pela Lusa, o líder do Governo regional diz que, durante a crise, “não se justificava a utilização neste grau deste instrumento", mas "agora, fruto da necessidade de habitação em São Miguel (…) leva a que o Governo ative esse mecanismo recorrendo a terrenos que são da região e são rentabilizados dessa forma”.

Também no âmbito da habitação, Vasco Cordeiro dá a conhecer que “está já em fase de conclusão a criação de um outro programa que visa recuperar habitações que já existem e podem também ser reconstruídas para dar resposta ao problema da habitação”.

Para o chefe do executivo açoriano a “preocupação principal não são as casas que já estão construídas”, mas sim “um número de lotes que existem e não estão a servir para nada e podem ser utilizados e para dar resposta a quem precisa de habitação”, acrescentando que a Secretaria Regional da Solidariedade Social “já recebeu indicações e orientações quanto a esta matéria”.