Comentários: 0
Obra nova está a crescer: mais de 5 mil edifícios licenciados no terceiro trimestre
idealista/news

A construção de novos edifícios em Portugal está a crescer a um ritmo acelerado. Só no terceiro trimestre deste ano foram licenciados 5,3 mil edifícios, uma subida de 16,3% face ao mesmo trimestre do ano passado, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Deste total, 69,4% dizem respeito a construções novas, sendo que a grande maioria (74,8%) se destinou a habitação familiar. 

O número de obras licenciadas para construções novas no país cresceu 18,6% face ao terceiro trimestre de 2017, enquanto as obras de reabilitação aumentaram 6%. Face ao trimestre anterior, o licenciamento para construções novas decresceu 5,7% e as obras de reabilitação diminuíram 15,9%, lê-se no relatório do INE. 

Todas as regiões do país apresentaram variações positivas face ao período homólogo, de acordo com o INE.  As variações mais elevadas registaram-se na Região Autónoma da Madeira (+41,1%), Região Autónoma dos Açores (+32,0%) e Área Metropolitana de Lisboa (+23,6%). A variação homóloga mais baixa foi observada na região do Alentejo (+10,2%).

Já os edifícios concluídos registaram um acréscimo de 12,3%, depois da subida de 17,9% no segundo trimestre de 2018. Neste período estima-se que tenham sido concluídos 3,9 mil edifícios em Portugal, na sua maioria para construções novas (73,1%), das quais 71,8% tiveram como destino a habitação familiar.

As obras concluídas para construções novas aumentaram 18,2% face ao período homólogo de 2017, enquanto as obras de reabilitação desceram 1%. Comparativamente ao trimestre anterior, as obras concluídas para construções novas cresceram 2,7% e as obras de reabilitação aumentaram 26,5%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade