Comentários: 0
Antigas instalações da Adira no Porto vão dar lugar a projeto imobiliário
Elisabete Soares

As antigas instalações industriais da Adira, na rua de António Bessa Leite, no Porto, vão ser transformadas num projeto imobiliário de significativa dimensão. São 10 mil m2 de área de construção, distribuídos por um edifício industrial, escritórios e lojas, onde funcionou, até há alguns meses a Adira - empresa de metalomecânica que foi vendida, em meados de 2017, pelos antigos proprietários (a família Cardoso Pinto) ao grupo Sonae, por nove milhões de euros. O edifício da Rua António Bessa Leite não foi incluído na venda.

Ao idealista/news, António Cardoso Pinto - empresário do ramo industrial e o anterior CEO que liderou a venda da Adira -, confirmou que o edifício da Rua António Bessa Leite está agora em venda, embora, nesta fase, ainda sem ter aprovado a viabilidade de construção do novo empreendimento imobiliário.

“Estamos a identificar o destino final para o espaço e, simultaneamente, os potenciais investidores interessados em comprar este edifício”, destaca.

Por isso, refere, “é cedo para avançar com o valor de venda” do edifício, tendo em conta que “o preço final está dependente da viabilidade de construção que conseguirmos aprovar”, junto da Câmara Municipal do Porto.

Nos últimos meses, a Adira desocupou o edifício e concentrou a atividade no Parque Industrial de Canelas, Vila Nova de Gaia, nas instalações que também faziam parte da empresa de moldagem de metal.

Projeto de escritórios ou torre de habitação

António Cardoso Pinto destaca que o edifício “pode ser adaptado para a sede de uma empresa ou para um edifício de escritórios”. Contudo, em equação está também a possibilidade de poder vir a ser transformado num projeto de habitação.

Isto, porque, na sua opinião, “a autarquia tem encorajado a construção de torres, bonitas, com projetos de arquitetos notáveis”, frisando que, por isso, “esta é uma das soluções que está também em fase de estudo”.

O edifício apresenta uma boa localização e tem acessos facilitados às principais redes viárias – encontra-se a poucos metros do acesso à autoestrada A1 – tendo, por isso, também um grande potencial como empreendimento de escritórios ou centro empresarial.

Em entrevista ao idealista/news, Pedro Lancastre, diretor-geral da consultora JLL, destacou que “o projeto Adira, com 33.000 m2 de escritórios na zona do Campo Alegre”, é um dos empreendimentos que o departamento de development tem em venda na cidade do Porto.

No entanto, a venda das instalações da Adira está a ser intermediada também por um conjunto de outras empresas de consultoria.

Dificuldades logísticas obrigaram à mudança

Fundada em 1956, por António Dias Ramos, a Adira ficou instalada na Rua António Bessa Leite durante várias décadas. “Iniciou a sua atividade numa pequena oficina de cerca de 400 m2 e com apenas cinco trabalhadores. Começou por fabricar pequenos tornos, fresadoras e máquinas de aplainar”, pode ler-se na história da empresa, na sua web page.

Contudo, o aumento de tráfego viário na zona do Campo Alegre, que dificultava as cargas e descargas, tanto de matérias-primas, como das máquinas, levou a empresa – desde há já vários anos - a equacionar sair desta zona e a concentrar a produção nas instalações da Zona Industrial de Canelas. A Adira faturou 15 milhões de euros em 2017, dos quais 70% se destinam à exportação, mas a empresa tem planos para chegar aos 25 milhões de euros nos próximos cinco anos. Em 2018 a empresa tinha 120 funcionários, contudo estava a recrutar mais colaboradores.

Cardoso Pinto, adiantou, ao idealista/news, que o projeto da família é continuar a investir na indústria e o dinheiro conseguido com a venda do imóvel será para “comprar uma empresa do ramo industrial, já identificada”.

Neste momento, a família Cardoso Pinto está a desenvolver um outro projeto industrial, relacionado com a aeronáutica, em Torres Vedras.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade