A empreitada vai implicar alguns cortes de trânsito nesta zona da cidade.
Comentários: 0
Obras na Praça de Espanha em marcha: trânsito e carros dão lugar a um (grande) jardim
O futuro jardim deverá estar pronto no final do ano CML

As obras na Praça de Espanha, em Lisboa, já arrancaram. Naquela zona irá nascer um novo parque verde com mais de seis hectares – uma área superior ao Jardim da Estrela –,  com espaços de recreio e de lazer para toda a família, atravessado por um ribeiro. Além de um espaço dedicado à rede ciclável, será ainda recuperada a ligação pedonal entre a Gulbenkian e Sete Rios e os “caminhos de água” agora submersos. A empreitada vai implicar alguns cortes de trânsito nesta zona da cidade.

A primeira fase das obras teve início esta segunda-feira, 13 janeiro de 2020, e suprime a ligação que circunda o relvado central, entre a Av. Calouste Gulbenkian e a Av. dos Combatentes, segundo o comunicado divulgado na página da autarquia.

Obras na Praça de Espanha em marcha: trânsito e carros dão lugar a um (grande) jardim
CML

Estas serão as principais condicionantes de trânsito:

  • Paragem da TST no sentido Av. Calouste Gulbenkian - Av. Combatentes: é suprimido o local da paragem de descida no topo nascente. Em alternativa, deverá ser usada a paragem anterior, sob o viaduto da Av. José Malhoa.
  • Acesso de ambulâncias, e viaturas de transporte de doentes, ao Instituto Português de Oncologia é garantido a partir da Avenida dos Combatentes.

Obras na Praça de Espanha em marcha: trânsito e carros dão lugar a um (grande) jardim
CML

O futuro parque Urbano da Praça de Espanha, da autoria do atelier de arquitetura paisagista NPK - projeto vencedor do concurso internacional de ideias -, terá acesso direto aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, através de uma ponte pedonal que fará a ligação, como o idealista/news noticiou. A renovação da zona irá contemplar a plantação de mais de 600 novas árvores, instalação de parques infantis, esplanadas e quiosques.

“No ano em que é Capital Verde Europeia, Lisboa ganha aqui um ecossistema mais vivo, que melhora a qualidade do ar, diminui a temperatura ambiente da zona e evita as cheias que assolam esta parte da cidade, preparando-a para as alterações climáticas”, lê-se na página do projeto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta