
As “9 Ideias para a Praça de Espanha” – o conjunto das nove propostas finalistas do Concurso Internacional de Ideias, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) para esta zona da cidade – serão apresentadas hoje (14 de dezembro) na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado.
Neste concurso de ideias propõe-se a criação, na Praça de Espanha, de um novo parque urbano, numa lógica de complementaridade e continuidade com o Jardim Gonçalo Ribeiro Telles da FCG, integrado no corredor verde, que liga o centro de Lisboa ao Parque Florestal de Monsanto.
Além da apresentação dos finalistas, é inaugurada também na FCG, às 18h00, pelo presidente da CML, Fernando Medina, uma exposição que apresentará – de forma graficamente atraente e acessível – os vários projetos em concurso, nomeadamente as suas implicações na circulação pedonal, na ocupação do solo e nas vivências locais.
“A Praça de Espanha passará assim a ser uma verdadeira praça, enquanto local de convívio, de vida urbana e centralidade”, lê-se no comunicado da CML.

A autarquia revela que a exposição irá intermediar as duas fases do concurso, lançado em março deste ano, cujo objetivo é o de promover um amplo debate em torno das ideias apresentadas, e recolher dos seus visitantes sugestões que farão parte das recomendações finais.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada entre 15 de dezembro de 2017 e 29 de janeiro de 2018: estará aberta ao público todos os dias (menos terça-feira), das 10h00 às 18h00 (encerra dia 24 de dezembro e nos feriados de Natal e Ano Novo).
Para poder comentar deves entrar na tua conta