Em causa está um investimento de cerca de 1,6 milhões de euro.
Comentários: 0
Vila Nova de Gaia: Casa Barbot será requalificada e abrirá como polo de cultura
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

As obras de requalificação da Casa Barbot, equipamento cultural localizado em Vila Nova de Gaia, vão avançar e o espaço abrirá como polo de cultura para exposições e lançamento de livros. Em causa está um investimento “na ordem dos 1,6 milhões de euros”, revelou a Câmara Municipal de Gaia (CMG). 

“O imóvel é o único exemplo de Arte Nova no concelho, tendo sido adquirido pela Câmara de Gaia, que aí instalou a Casa da Cultura, em 2007. Após vistoria da proteção civil, foi determinada a desocupação imediata da casa, por razões de segurança dos utentes”, lê-se no site da autarquia.

Segundo a CMG, “a atual proposta consiste em conversar, restaurar e renovar este imóvel para reinstalar a casa da cultura do município, que oferecerá visitas aos espaços da antiga habitação devidamente reabilitados e musealizados, preparados simultaneamente para receber exposições temporárias e eventos de caráter cultural”.  

Citado pela Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara, adiantou que a casa foi fechada porque “apresentava riscos sérios”.

A Casa Barbot é uma antiga residência unifamiliar que foi construída em 1904 por iniciativa do vianense Bernardo Pinto Abrunhosa, seu primeiro proprietário, no entanto, o nome pelo qual é conhecido o edifício provém de Ermelinda Barbot, proprietária do imóvel em 1945. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982, a Casa Barbot foi entretanto adquirida pela CMG.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta