Projetos imobiliários em Oeiras

Antigas pedreiras de Caxias podem dar lugar a projeto com 600 fogos

A antiga zona das pedreiras de Caxias, em Oeiras (Lisboa), pode renascer como zona residencial, estando na calha um projeto que prevê a construção de 16 edifícios destinados a atividades económicas, habitação e serviços. Serão, ao todo, cerca de 600 fogos. O projeto em causa, a implantar numa área de 42 hectares situada numa zona designada como “Pedregueiras”, consta no Plano de Pormenor do Norte de Caxias (PPNC), que está em discussão pública até 4 de dezembro de 2024. Trata-se de uma oportunidade de “requalificação”, refere a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), liderada por Isaltino Morais. 
Antigo quartel do Estado será renovado e transformado em habitação

Antigo quartel do Estado vai ser transformado em habitação

O Estado vai transformar – através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) – o antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço da Bola, em Lisboa, em habitação, sendo que as obras do projeto devem arrancar ainda este ano. Em causa está um investimento de cerca de 65 milhões de euros, sendo que o imóvel, que foi vendido no final de 2022 pela Estamo à Fundiestamo, está devoluto desde 2015, estando avaliado em 15,1 milhões de euros. Aumentar a oferta de habitação, nomeadamente a custos acessíveis, é um dos objetivos do Estado, conforme revelou recentemente o primeiro-ministro António Costa. 
Antiga lota de Aveiro vai ser reabilitada

Aveiro: antiga lota e Colégio Alberto Souto vão ganhar nova vida

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) quer dar nova vida a dois espaços/locais bem conhecidos da cidade, tendo lançado, nesse sentido, dois Concursos Públicos de Ideias: uma para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da antiga lota de Aveiro e outro para a conceção da reconversão do edifício do antigo Colégio Dr. Alberto Souto. Os vencedores dos concursos receberão, respetivamente, prémios de 50.000 e de 20.000 euros. 
Estações ferroviárias vão ser aproveitadas para fins turísticos

Revive Natureza: há mais duas antigas estações ferroviárias a concurso

No âmbito do Fundo Revive Natureza, foram lançados recentemente, pela TF Turismo Fundos – SGOIC, SA, dois novos concursos para atribuição dos direitos de exploração, sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, relativos a duas antigas estações localizadas no concelho da Lousã: a Estação da Lousã e a Estação de Serpins. Os interessados podem candidatar-se até dia 5 de janeiro de 2023, revela em comunicado o Governo. 
Imóveis devolutos do Estado recuperados ao abrigo do Revive

Revive: mais sete imóveis devolutos do Estado vão a concurso em 2022

O Governo deu luz verde para a concessão de mais cinco concursos em 2022 relativos a imóveis devolutos do Estado ao abrigo do programa Revive, que obriga os vencedores (privados) a recuperarem os imóveis, dando-lhes uma nova vida. Em causa estão o Colégio de S. Fiel, em Castelo Branco, a Casa da Igreja, em Mondim de Basto, a Casa Grande, em Pinhel, o Quartel das Esquadras, em Almeida, e a 7ª Bateria do Outão, em Setúbal.
Reabilitação: quase metade das casas de Lisboa e Porto precisa de obras

Reabilitação: quase metade das casas de Lisboa e Porto precisa de obras

O parque imobiliário do país está muito degradado: a nível nacional, 27% das habitações precisam de obras e, em Lisboa e no Porto a taxa é de 43%. No total, há 918 mil edifícios em Portugal a necessitar de reparações e mais de um terço destes está em mau estado. Estas são as conclusões de um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEUP).