Em janeiro de 2021, os preços dos materiais aumentaram 2,7% e a mão de obra ficou 0,6% mais cara.
Comentários: 0
Custos de construção de habitação nova mais altos que há um ano
Photo by Scott Webb on Unsplash

Este ano arrancou com os custos de construção de habitação nova mais altos do que em janeiro de 2020, antes de se viver o atual contexto de pandemia. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro mês de 2021 a construção nova ficou 1,8% mais cara, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, com o preço dos materiais e o custo da mão de obra a apresentarem, respetivamente, variações de 2,7% e de 0,6% face ao período homólogo.

"Em janeiro de 2021, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 1,8%, taxa inferior em 0,4 p.p. à observada em dezembro de 2020. No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 2,7% (1,7% no mês anterior). O custo da mão de obra aumentou 0,6% (3,0% em dezembro de 2020)", pode ler-se na nota do INE.

O custo da mão de obra contribuiu com 0,2 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribuiu com 1,6 p.p., tal como especifica o gabinete de estatísticas.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,7% em janeiro. O custo dos materiais aumentou 2,2% e o custo da mão de obra diminuiu 1,2%, sendo que as componentes mão de obra e materiais contribuíram com -0,6 e 1,3 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta