Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, diz não ter “conhecimento da existência, neste momento, de surtos associados ao setor”.
Comentários: 0
Covid-19: testagem em massa na construção é uma “miragem” mas fiscalização vai apertar
Imagem de Elchinator por Pixabay

A testagem em massa no setor da construção é uma “miragem”, não havendo indícios de que a mesma esteja a ser realmente realizada. Uma ideia que contraria as indicações da DGS, que em fevereiro, numa atualização de uma norma, previa a testagem em massa em determinadas circunstâncias, designadamente em “contextos ocupacionais de elevada exposição social”, como por exemplo fábricas e construção civil. Já a fiscalização às obras será intensificada.

A notícia é avançada pelo Público, que escreve que “ainda não há notícia de raides de testagem em massa a este setor”.

Citado pela publicação, Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), diz não ter “conhecimento da existência, neste momento, de surtos associados ao setor”. “Foram veiculadas algumas notícias pela comunicação social, designadamente relativamente a uma situação ocorrida em Portimão, mas que já estará ultrapassada”, esclarece.

Para o presidente do Sindicato da Construção, Albano Ribeiro, não há notícias de surtos porque não estão a ser realizados testes. “O primeiro-ministro diz que está preocupado com focos de contaminação nas obras públicas, que serão algumas centenas. Mas e nas dezenas de milhares de obras de reabilitação, muitas delas clandestinas, que estão em curso, quantos casos haverá? E quem se preocupa?”, comenta, citado pelo jornal.

Manuel Reis Campos mostra-se preocupado e recorda que, desde o primeiro momento da pandemia, a AICCOPN procurou desenvolver um esforço de articulação com o Governo e com a Administração Pública e prestar um apoio e informação permanente às empresas. 

O responsável adianta, de resto, que a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho vai promover, em parceria com a AICCOPN, uma nova grande campanha “para que a construção se possa manter segura e saudável”. “[Essa campanha passa] pelo reforço e dinamização de iniciativas de informação e formação e ações inspetivas”, refere, sublinhando que, à semelhança da campanha anterior, “será disponibilizada pela associação, às empresas, a lista de pontos de verificação que deverão ser observados diariamente na entrada em obra”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta