A 'Striatus' foi construída num parque em Veneza por arquitetos e engenheiros da ETH Zurich do Block Research Group em colaboração com Zaha Hadid Architects.
Comentários: 0
Ponte Striatus impressa em 3D
Créditos: Studio Naaro via ETH Zurich

A impressão 3D continua a avançar, inclusive no campo da arquitetura, engenharia e design. Edifícios, pontes, mobiliário, cada vez mais exemplos mostram que esta tecnologia está destinada a durar e que, dentro de alguns anos, será provavelmente uma das protagonistas principais.

Um bom exemplo disso é a contrução batizada de “Striatus”, a ponte de 12 por 16 metros de comprimento que foi construída num parque em Veneza por arquitetos e engenheiros da ETH Zurich do Block Research Group em colaboração com Zaha Hadid Architects.

Trata-se de uma ponte impressa em 3D que foi construída com blocos de betão (criados artificialmente) sem vigas de ferro ou aço para sustentação, muito parecida às pontes de alvenaria tradicionais. A ponte foi instalada no Giardini della Marinaressa no Centro Cultural Europeu durante a Bienal de Arquitetura de Veneza como oportunidade para mostrar as capacidades do betão não armado e do design computacional.

Ponte Striatus impressa em 3D
Créditos: Studio Naaro via ETH Zurich

Esta nova geração de impressão 3D de betão em combinação com o design de alvenaria arqueada permite que os componentes resultantes sejam usados ​​estruturalmente sem qualquer reforço. O resultado da estrutura é uma ponte em arco que usa a compressão e a gravidade para manter sua forma.

Ao criar blocos impressos em 3D, a instalação procura reduzir o uso e consumo de materiais tradicionais. Além disso, para reforçar esse caráter de sustentabilidade, a sua construção em cone e a falta de reforços estruturais internos permitem que a ponte seja facilmente desmontada e reaproveitada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta