Receitas do arrendamento da casa apoiam projeto solidário no Canadá.
Comentários: 0
Casas préfabricadas 3D
TAM

Utilizar tecnologia de impressão 3D para construir casas é uma tendência que tem vindo a consolidar-se. A empresa holandesa Twente Additive Manufacturing (TAM) é uma das que trabalha neste sentido e tem um objetivo bem definido: construir estruturas que sublinhem a necessidade de criar uma relação de equilíbrio entre as casas, as pessoas e o ambiente onde vivem. E, para isso, a empresa está empenhada em reduzir o consumo desnecessário de material e em aumentar a conectividade com o mundo natural. O seu projeto mais recente diz respeito a uma casa impressa em 3D no Canadá, com um 'design' inspirado na sequência Fibonacci, razão pela qual lhe foi dado o nome de Fibonacci House.

A impressão em 3D permite que formas e objetos complexos sejam fabricados com precisão e rapidez sem haver necessidade de usar outras ferramentas. E como é que funciona? Tudo começa com um modelo digital 3D, criado a partir de um programa de desenho assistido por computador (CAD). O modelo é, então, processado em camadas - as chamadas ''slicing'. A impressora 3D vai, assim, gerando os diferentes objetos camada por camada. "Este método de produção também permite o fabrico de objetos que anteriormente não podiam ser produzidos com outros métodos de fabrico", diz a empresa.

A Fibonacci House da TAM foi construída com impressoras de betão - as chamadas TAM 3D. Trata-se de uma pequena casa que apresenta uma estrutura em espiral e tem ainda um mezanino que lhe confere algum espaço extra. Para a construção, a equipa utilizou dois materiais de impressão diferentes: um material 1K que é mais lento no tempo de cura, mas é melhor para estruturas maiores; e um material 2K ajustável, com o qual é possível imprimir estruturas com maior rapidez.  

A casa Fibonacci foi impressa fora do local onde hoje se encontra. E isso permitiu que a empresa tivesse um ambiente de impressão controlado, onde as impressoras operavam 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma segura. Ao dividir o desenho em peças transportáveis, a equipa foi capaz de montar a estrutura facilmente. Note-se que a casa foi dividida em 20 componentes, que por sua vez foram separados em diferentes seções transportáveis. O tempo necessário para a impressão total da casa foi de apenas 11 dias, um marco que alcançaram utilizando uma impressora de betão concebida e vendida pela TAM. Esta tecnologia permite uma maior rapidez na montagem no local e menor consumo de energia. No total, foram impressos 800.000 metros cúbicos de betão. Todos os outros elementos foram produzidos, utilizando cedro e abeto recolhidos de forma sustentável.

A casa tem uma cozinha aberta e um espaço no primeiro andar,  onde se encontra a casa de banho - escondida dentro da parte mais estreita da parede em forma de espiral. Subindo as escadas é possível aceder ao mezanino,  onde está instalado o quarto pronto a acomodar dois adultos e duas crianças. Na parte exterior, a casa tem um pátio coberto, que oferece uma área de refeições ao ar livre para jantares e churrascos. E conta ainda com um pequeno jardim.

A Fibonacci House está agora disponível para arrendar no Airbnb a partir de 133 dólares por noite (cerca de 90 euros por noite), sendo que a estadia mínima é de três noites. E vai valer a pena a experiência, até porque há toda uma dimensão solidária por detrás. Todas as receitas provenientes do rendimento do arrendamento da casa vão financiar um projeto de habitação acessível desenvolvido pela World Housing, uma instituição de caridade que está a construir aquela que será a primeira comunidade de habitação acessível do Canadá desenvolvida a 100% com impressão 3D.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade