
O edifício do antigo Colégio Alberto Souto, localizado em Aradas (Aveiro), um imóvel que sai do domínio do Ministério das Finanças e do Ministério da Justiça para albergar novos serviços na área da cultura e da cidadania, entre os quais, um arquivo municipal, vai ser transformado numa academia de criatividade. Trata-se de espaço que em tempos foi um centro educativo destinado a acolher crianças e adolescentes em risco de exclusão social e que irá passar a acolher aquilo que a Câmara de Aveiro designou de Creative Change Academy.
Segundo o Público, a autarquia tem já a decorrer um concurso de ideias para a reconversão do antigo colégio, que está em avançado estado de degradação, estimando investir no futuro equipamento cerca de sete milhões de euros.
A transferência do edifício e respetivo terreno para o município aconteceu ao abrigo do processo de descentralização de competências da administração central para as câmaras municipais, escreve a publicação, salientando que a autarquia vai assumir a gestão do imóvel – avaliado em 1,9 milhões de euros – durante 50 anos.
De acordo com o município, com a reabilitação dos edifícios existentes e a construção de novos, “serão criadas condições para acolher a criação artística, através de um conjunto de espaços de residência, de acolhimento, com estúdios e espaços para conferências, espaços de produção e de apresentação”.
O projeto da Creative Change Academy integra o grupo de investimentos da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 – a cidade é uma das quatro finalistas, juntamente com Braga, Évora e Ponta Delgada.
Para poder comentar deves entrar na tua conta