
Antigo colégio em Aveiro convertido em academia de criatividade
O edifício do antigo Colégio Alberto Souto, localizado em Aradas (Aveiro), um imóvel que sai do domínio do Ministério das Finanças e do Ministério da Justiça para albergar novos serviços na área da cultura e da cidadania, entre os quais, um arquivo municipal, vai ser transformado numa academia de criatividade. Trata-se de espaço que em tempos foi um centro educativo destinado a acolher crianças e adolescentes em risco de exclusão social e que irá passar a acolher aquilo que a Câmara de Aveiro designou de Creative Change Academy.

Alemão transforma vila no Alentejo com festival de música – como?
Cada festival do país tem a sua própria história. E o Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) tem uma bem particular. É organizado desde 2014 pela mão do maestro e violinista alemão Christoph Poppen, que descobriu esta vila alentejana há 12 anos num passeio de bicicleta. De lá para cá, já foram organizadas oito edições deste festival de música de verão e promete não ficar por aqui.

Teletrabalho: criatividade fica mais limitada nas videochamadas
Trabalhar a partir de casa tornou-se o dia a dia para muitos profissionais, mesmo depois de deixar de ser recomendado pelo Governo. Agora, há quem esteja sempre em teletrabalho ou também em regime híbrido (teletrabalho conjugado com idas ao escritório). E ao trabalhar remotamente é comum que haja reuniões por videochamada. Acontece que a comunicação virtual poderá não ser tão produtiva: um estudo recente da revista científica Nature sugere que a criatividade é mais limitada nas videochamadas do que nas reuniões presenciais.

Casal criou aldeia medieval em Valpaços após ficar sem feiras e trabalho
A pandemia cancelou as feiras medievais e, sem trabalho há um ano, um casal decidiu abrir o parque temático Covil do Lobo, em Valpaços, onde é possível fazer uma viagem pela história até à época galaico-romana. Dentro de uma muralha de madeira e duas pequenas torres, que ladeiam um portão, Francisco e Susana Esteves construíram uma aldeia medieval.

Começaram as obras de infraestruturas no Hub Criativo do Beato
Já arrancaram as obras no Hub Criativo do Beato (HCB), em Lisboa, sendo que o primeiro edifício deve estar pronto “no segundo semestre” de 2020. No recinto de 35.000 metros quadrados (m2) e com cerca de 20 edifícios, onde em tempos funcionou a Manutenção Militar, já começaram as obras de infraestruturas.

Lisboa, a segunda cidade mais criativa e cultural do momento na Europa - ao lado das nórdicas
O diagnóstico é da Comissão Europeia (CE): Lisboa é a segunda capital europeia mais cultural e criativa, na lista de cidades entre 500 mil e um milhão de habitantes, depois de Copenhaga, na Dinamarca, e seguida de Estocolmo, na Suécia, tal como indica a segunda edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas, uma ferramenta online da CE que mede o desempenho das cidades.

Assim são as rotinas diárias de algumas das pessoas mais criativas mundo
Como será o dia a dia das pessoas criativas mais famosas do mundo? Será que é assim tão diferente do comum dos mortais? Nesta imagem é possível ficar a saber quais eram as rotinas diárias de Pablo Pîcasso, Voltaire e Mozart, por exemplo.

Antigo Tribunal do Trabalho de Lisboa convertido num centro criativo e de coworking
O local onde durante vários anos funcionou o Tribunal do Trabalho de Lisboa, na zona dos Anjos, vai dar lugar ao terceiro centro criativo LACS - Lisbon Art Center & Studios. Trata-se de uma rede de espaços de coworking e escritórios pensados para empresas criativas, com estúdios e salas onde é possível cruzar startups em fase de incubação ou aceleração com pequenas, médias e grandes empresas.




USBs com forma de aranha ou despertadores bomba: 20 objetos (muito) estranhos
A imaginação é uma das qualidades que nos fez evoluir como espécie. E a verdade é que inovar é uma chave para garantir o sucesso profissional, mas nem todas as inovações são boas. Se na semana passada mostrámos alguns erros hilariantes de arquitetura, hoje trazemos alguns projetos bastante bizarros.

Hub Criativo do Beato: candidaturas para restauração e comércio até dezembro
A incubadora de empresas Startup Lisboa abriu concurso para a exploração da área de comércio e serviços do Hub Criativo do Beato, um dos maiores hubs de empreendedorismo na Europa. As propostas devem ser submetidas até 21 de dezembro de 2018.




Esta página de Facebook “coleciona” as piores e mais estranhas casas de banho do mundo
Assustadoras, terríveis, sujas ou então originais, de tão más que são. Estamos a falar de casas de banho, muito provavelmente dos piores exemplares espalhados pelo mundo. E foi assim que nasceu a “Toilets With Threatening Auras”, uma página de Facebook, e depois de Twitter e Instagram, que se dedica a recolher fotografias de casas de banho peculiares que podem converter-se num verdadeiro pesadelo.




Como as cidades usam a criatividade para combater o calor (há portuguesas na lista)
Nos meses de verão os termómetros atingem temperaturas bem elevadas. Fugir para a praia, para o campo ou para um simples refúgio à sombra é o plano ideal para quem está de férias. Ainda assim há muitas pessoas a ter de ficar a trabalhar nas grandes cidades, sem hipótese de procurar temperaturas mais amenas. O que fazer nestes casos? Combater o calor com soluções criativas. Mostramos-te quais.
“Casa” da Mercedes-Benz.io em Lisboa (no Hub Criativo do Beato) terá um parque verde no telhado
A Mercedes-Benz.io, o hub de inovação digital da multinacional alemã, vai instalar-se no Hub Criativo do Beato (HCB), em Lisboa, a partir de 2019. O espaço onde a empresa vai trabalhar terá um parque verde no telhado e vista para o rio.




A arte de pintar no chão: incríveis desenhos 3D que desafiam a realidade
O que é que acontece se misturarmos criatividade, técnica e arte? Acontece aquilo que te vamos mostrar de seguida: 17 pinturas 3D de cortar a respiração. Falamos de pinturas incríveis que desafiam a realidade. É caso para dizer que as imagens valem (mesmo) mais que mil palavras. Deixamos-te com esta seleção de fotografias.

Lisboa: três miradouros à espera de artistas criativos para ganhar nova vida (prazo do concurso termina amanhã)
Num momento em que a arte urbana ganha fôlego internacional e, também em Lisboa, há três novos espaços na capital portuguesa à espera de criatividade artística. Em causa estão os Miradouros de Santo Amaro, do Monte Agudo e do Largo das Necessidades a que a EGEAC quer dar nova vida. Amanhã termina o prazo para a apresentação das propostas das ideias criativas no âmbito do programa "Criar Lisboa".




Esta casa de bonecas vale muito mais que a tua casa (e que uma mansão de luxo)
De certeza que em algum momento da tua vida já pensaste em como seria viver numa mansão de sonho. Uma casa repleta de pormenores de luxo, com enormes jardins, piscina, biblioteca e salão de jogos. Agora imagina que te oferecem um espetacular castelo com estas (e outras) características. Avaliado em 7,8 milhões de euros, o Astolat Dollhouse Castle não poderá ser o teu lar, já que é uma verdadeira casa de bonecas. Uma miniatura que custa mais que muitos imóveis de luxo.

Lisboa: já é possível trabalhar em contentores e autocarros
Abre hoje ao público o Village Underground Lisboa, um espaço de escritórios criados em contentores de navios e autocarros desativados empilhados. O espaço, localizado em Alcântara e com vista para o rio Tejo, é ideal para acolher pessoas e empresas criativas, sendo que por 150 euros está garantia eletricidade, internet e… convívio.
coworklisboa: dois anos de criatividade numa antiga fábrica da capital (fotos)
dois anos depois, o coworklisboa está bem e recomenda-se. a aventura de fernando mendes e ana dias começou a ganhar vida a 1 de fevereiro de 2010, altura em que passou a existir na capital um local de trabalho partilhado por profissionais independentes.