Antigo colégio em Aveiro convertido em academia de criatividade

Antigo colégio em Aveiro convertido em academia de criatividade

O edifício do antigo Colégio Alberto Souto, localizado em Aradas (Aveiro), um imóvel que sai do domínio do Ministério das Finanças e do Ministério da Justiça para albergar novos serviços na área da cultura e da cidadania, entre os quais, um arquivo municipal, vai ser transformado numa academia de criatividade. Trata-se de espaço que em tempos foi um centro educativo destinado a acolher crianças e adolescentes em risco de exclusão social e que irá passar a acolher aquilo que a Câmara de Aveiro designou de Creative Change Academy. 

Alemão transforma vila no Alentejo com festival de música – como?

Cada festival do país tem a sua própria história. E o Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) tem uma bem particular. É organizado desde 2014 pela mão do maestro e violinista alemão Christoph Poppen, que descobriu esta vila alentejana há 12 anos num passeio de bicicleta. De lá para cá, já foram organizadas oito edições deste festival de música de verão e promete não ficar por aqui.
Videochamadas no teletrabalho

Teletrabalho: criatividade fica mais limitada nas videochamadas

Trabalhar a partir de casa tornou-se o dia a dia para muitos profissionais, mesmo depois de deixar de ser recomendado pelo Governo. Agora, há quem esteja sempre em teletrabalho ou também em regime híbrido (teletrabalho conjugado com idas ao escritório). E ao trabalhar remotamente é comum que haja reuniões por videochamada. Acontece que a comunicação virtual poderá não ser tão produtiva: um estudo recente da revista científica Nature sugere que a criatividade é mais limitada nas videochamadas do que nas reuniões presenciais.
Casal criou aldeia medieval em Valpaços após ficar sem feiras e trabalho

Casal criou aldeia medieval em Valpaços após ficar sem feiras e trabalho

A pandemia cancelou as feiras medievais e, sem trabalho há um ano, um casal decidiu abrir o parque temático Covil do Lobo, em Valpaços, onde é possível fazer uma viagem pela história até à época galaico-romana. Dentro de uma muralha de madeira e duas pequenas torres, que ladeiam um portão, Francisco e Susana Esteves construíram uma aldeia medieval.
Começaram as obras de infraestruturas no Hub Criativo do Beato

Começaram as obras de infraestruturas no Hub Criativo do Beato

Já arrancaram as obras no Hub Criativo do Beato (HCB), em Lisboa, sendo que o primeiro edifício deve estar pronto “no segundo semestre” de 2020. No recinto de 35.000 metros quadrados (m2) e com cerca de 20 edifícios, onde em tempos funcionou a Manutenção Militar, já começaram as obras de infraestruturas.
Lisboa, a segunda cidade mais criativa e cultural do momento na Europa - ao lado das nórdicas

Lisboa, a segunda cidade mais criativa e cultural do momento na Europa - ao lado das nórdicas

O diagnóstico é da Comissão Europeia (CE): Lisboa é a segunda capital europeia mais cultural e criativa, na lista de cidades entre 500 mil e um milhão de habitantes, depois de Copenhaga, na Dinamarca, e seguida de Estocolmo, na Suécia, tal como indica a segunda edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas, uma ferramenta online da CE que mede o desempenho das cidades.
Antigo Tribunal do Trabalho de Lisboa convertido num centro criativo e de coworking

Antigo Tribunal do Trabalho de Lisboa convertido num centro criativo e de coworking

O local onde durante vários anos funcionou o Tribunal do Trabalho de Lisboa, na zona dos Anjos, vai dar lugar ao terceiro centro criativo LACS -  Lisbon Art Center & Studios. Trata-se de uma rede de espaços de coworking e escritórios pensados para empresas criativas, com estúdios e salas onde é possível cruzar startups em fase de incubação ou aceleração com pequenas, médias e grandes empresas.