
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) quer dar nova vida a dois espaços/locais bem conhecidos da cidade, tendo lançado, nesse sentido, dois Concursos Públicos de Ideias: uma para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da antiga lota de Aveiro e outro para a conceção da reconversão do edifício do antigo Colégio Dr. Alberto Souto. Os vencedores dos concursos receberão, respetivamente, prémios de 50.000 e de 20.000 euros.
A autarquia revela que as propostas têm de ser anónimas, devendo ser entregues em papel no Gabinete de Atendimento Integrado do município. “Para o concurso do Colégio devem ser entregues até às 16 horas do 18 de novembro de 2022. Já as propostas para a antiga Lota podem ser entregues até às 16h00 do dia 20 de novembro”, lê-se no site da CMA.

Que futuro terá a antiga lota?
No caso da antiga lota de Aveiro, o procedimento visa a apresentação do conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita valorizar a imagem urbana dos terrenos e promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções, numa perspetiva de gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural, com espaço de relevo para os desportos náuticos e a náutica de recreio, tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico.
Em causa estão terrenos com cerca de 10 hectares, que são abordados numa perspetiva de área piloto para teste da incorporação dos desafios da “New European Bauhaus”, que deverá contar com o envolvimento cívico e com a exploração de novas abordagens na relação da urbanidade com os valores ambientais em presença, focando-se na sustentabilidade do ambiente urbano, em energias limpas, na construção da cidade com neutralidade carbónica e nos objetivos da economia circular.
“Estes objetivos vão também tomar forma num equipamento único, o Living Places Lab, que congregará diversas valências e funções permanentes de dinamização cultural e comunitária, integrando-se toda esta operação na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”, esclarece a autarquia.

Antigo Colégio Dr. Alberto Souto ganha segunda vida
Relativamente ao antigo Colégio Dr. Alberto Souto, a CMA pretende transformar o espaço num centro de educação, cidadania e cultura, em torno de temas como o a preservação e partilha da memória, a criatividade cultural, a cidadania ativa, o multiculturalismo, em processos abertos a criativos, pensadores, artistas, educadores, instituições públicas e privadas.
“O investimento em perspetiva tem uma estimativa de custo de 7 milhões de euros”, adianta a autarquia, salientando que com a reabilitação dos edifícios existentes e a construção de novos, serão criadas condições para acolher a criação artística, através de um conjunto de espaços de residência, de acolhimento, com estúdios e espaços para conferências, espaços de produção e de apresentação, entre ouros.
De acordo com a autarquia, “a dimensão de ‘Creative Change Academy’ irá introduzir uma nova vida no antigo Colégio Dr. Alberto Souto, que tem na sua função anterior de centro educativo destinado a acolher crianças e adolescentes em risco de exclusão social, um simbolismo fundamental para esta decisão”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta