Concebido pelo estudio MAPA, conta com várias plantas, um jardim e terraço, e fica localizado no Uruguai.
Comentários: 0
parque de estacionamento pré-fabricado
Javier Agustín Rojas e Aldo Lanz | MAPA

O setor de pré-fabricados continua a surpreender. E sim, cada vez são mais os âmbitos nos quais se demonstra que esta forma de fazer arquitetura é útil e capaz de se adaptar a todo o tipo de necessidades. Os exemplos são muitos, desde escritórios de teletrabalho a enormes casas de luxo. Mas um que nos chamou especialmente a atenção é este estacionamento que foi batizdo de Edifício Florida em Montevidéu (Uruguai), bem próximo à conhecida Plaza de la Independencia. Concebido pelo atelier MAPA, tem vários pisos e é coroado por um logradouro com jardim e terraço na cobertura.

parking pré-fabricado
Javier Agustín Rojas e Aldo Lanz | MAPA

A ideia que está na base do projeto é disponibilizar lugares de estacionamento num dos principais centros financeiros, culturais e históricos, não só da cidade, mas de todo o país. Um local onde, pela sua própria natureza, os parques de estacionamento não são capazes de responder a todas as necessidades deste movimentado bairro, que também tem uma história riquíssima. Na verdade, é famosa pelos seus edifícios art déco, casas coloniais e os seus lugares de interesse, como a sala de espetáculos neoclássica do Teatro Solís. A área também abriga o principal porto do Uruguai e o "Mercado del Puerto", um antigo mercado que vendia comidas e bebidas tradicionais uruguaias.

“Durante o dia, o edifício responderá à elevada procura comercial e institucional através de uma loja de serviços no rés do chão e dos seus sete pisos para estacionamento temporário de viaturas. Enquanto que, à noite, o espaço superior e o rooftop permitirão diversas atividades lúdicas e gastronómicas típicas. Por sua vez, materialmente, o Florida Building foi totalmente concebido como um sistema detalhado de peças a serem montadas”, apontam do estúdio.

Uruguai
Javier Agustín Rojas e Aldo Lanz | MAPA

O Edifício Florida é composto por uma estrutura metálica pré-fabricada que foi enviada da China para o Uruguai. Mais de 140 pilares, 1.050 vigas e amarras e mais de 30.000 juntas, parafusos e lâmpadas compõem a estrutura pré-fabricada do edifício. As coberturas são de cimento e aço e as laterais revestidas com tela metálica.

O Florida Building oferece seis andares de estacionamento localizados acima de um térreo comercial e abaixo de um espaço na cobertura que pode ser utilizado para diversas atividades. Este espaço na cobertura e o pátio estão conectados por uma escada exposta que oferece vistas de Montevidéu, ao redor da qual plantas decorativas são dispostas num pequeno jardim. Na parte inferior do edifício, o nível que abriga o espaço comercial saúda os visitantes com uma placa composta por letras neon espaçadas que formam a palavra estacionamento.

O estúdio MAPA disse que o objetivo do Edifício Florida é reimaginar como pode ser um estacionamiento ao abordar o projeto como um local multipropósito com fachadas translúcidas para conectar o edifício com a cidade. "O Edificio Florida é mais do que um edifício de estacionamiento", refere o atelier. "É uma estrutura que habilita outros espaços e proporciona a oportunidade de compreender a sua localização estratégica num ambiente urbano vibrante".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta