Em Portugal e Espanha, a construção e o aumento da densidade populacional ganham força nas zonas do litoral, junto à costa.
Comentários: 0
Assim é a densidade populacional e a construção na Europa
Milos Popovic/Copernicus

Com a ajuda dos dados obtidos através do satélite Copernicus foi elaborado um mapa onde são detetadas as maiores áreas populacionais da Europa, bem como as zonas de maior construção em todo o continente. Destaca-se o vazio a norte dos países nórdicos, enquanto cresce em torno das capitais: Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) ou Helsínquia (Finlândia). A situação muda completamente de figura na França, na Alemanha e no norte da Itália. Já em Portugal e Espanha a construção ganha força nas zonas do litoral, junto à costa.

O blogueiro Milos Popopic criou este mapa no qual destaca a enorme densidade existente em praticamente toda a Grã-Bretanha, exceto na Escócia. Já na Irlanda, a costa leste é a mais construída.

Na Península Ibérica, constata-se que há uma enorme densidade populacional voltada para o Oceano Atlântico até chegar a Lisboa, sendo um pouco menor até chegar a Faro. Em Espanha, dominam Madrid e o Mediterrâneo, sendo de notar que há uma grande diferença de um lado para o outro dos Pirenéus.

Em Itália verifica-se, sobretudo no norte do país, que a orografia (descrição das montanhas) impera face à construção. De notar, ainda assim, que há uma densidade enorme entre as cidades de Roma e Nápoles. 

Nos casos de França e Alemanha, praticamente não há “lacunas” no mapa, ou seja, há uma grande densidade populacional e de construção praticamente em todo o país. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta